quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Metrô do Rio

Tenho amigos que quando eu digo que uso o Metrô, acham que eu estou de zoação para bancar do "povão". Mas uso. Menos do que deveria, mas ainda assim uso. É mais rápido que o carro ou táxi indo para o Centro. Evitando os horários de pico, o transporte oferecido é simples e rápido.

Pedi para fazerem uma pesquisa rápida, em especial dos metrôs de Cidades que eu usei bastante na minha vida. (Bem verdade que só tive meu primeiro MetroCard de NYC ano passado, pois sempre fiz Manhattan a pé)

Eis a comparação entre os Metrôs e o Metrô do Rio.

O que causa estranheza é no Rio não oferecerem um desconto para o "Bilhete Semanal" ou outras formas de bilhetes múltiplos, que permitem diversos embarques. E o que mais me espanta é do poder público não se manifestar cobrando isto.

Que cada um tire suas conclusões.

Metro Paris
Preço:
10 tickets = 11.60 euros

26,50 reais
que daria 2,65 cada passagem

214 km
300 estações
14 linhas
SM Salário mínimo 1,365 euros
3.125 Reais



Metro Berlin
Preço:
Semana inteira

sem limite de viagens 27.20 euros
62,28 Reais
que daria pela nova tarifa o equivalente
a 2,8 viagens por dia. Enquanto em Berlin é livre.
no circuito equivalente a todo

nosso metrô, a tarfifa curta
custa 1,40 euro que é 3,20 reais

132 km
172 estações
9 linhas
Não tem salário minimo definido


Metro Londres
Preço:
Semana inteira 27.60(pounds) equivalente a 74 reais e você pode andar quantas vezes quiser durante a semana.

Este valor pelo novo bilhete nosso dá para apenas 3,4 viagens por dia em Londres, enquanto no Metro da Capital inglesa,
uma das Cidades tidas como caras no Mundo no quesito transporte, poderia andar quantas vezes quiser.

402 km
270 estações
11 linhas
SM salário mínimo cerca de 2.600 reais



Nova Iorque
Passe Livre por uma semana
pega quantos quiser Custa: $29 dólares, equivalente a
48,43 reais e você anda quantas vezes quiser.
Aqui no Rio, com a nova tarifa daria para 15 viagens,
ou cerca de apenas 2 por dia. Em Nova Iorque você andaria
quantas vezes quisesse.

1.355 km
24 linhas
468 estações
SM considerando 40hs semanais(US$5,15)
1376 reais



Rio de Janeiro
Não tem desconto para compra em quantidade
Novo Valor 3,10 por viagem/ticket unitário

2 Linhas
47 km
35 estações
SM salário mínimo 545 reais

moedas utilizadas
dolar 1,67
libra 2,71
euro 2,29


Número de Linhas





Quilômetros de Rede




Número de Estações





Salário Mínimo

*Berlin não tem regra de Salário Mínimo




Preço

Note que não se trata de sofismar contra o Metrô. Como o mesmo não oferece nenhum desconto para a compra múltipla, fizemos o raciocínio que o cidadão possa fazer 5 deslocamentos de metrô por dia na semana, perfazendo um total de 35 viagens. Exceto paris que oferece um carnet com 10 bilhetes o qual foi este o valor utilizado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa matéria.Serviço de Utilidade Pública.
Carlos Roberto
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

muito boa comparação.Ouvi no Boechat.Parabéns
Maria Clara Figueiras
Tijuca
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Boa.
Band News sempre na frente.

Unknown disse...

GUTO TE ESCUTEI HOJE NA BAND NEWS E VC FALOU SOBRE COMO E MAIS BARATO ANDAR DE TAXI DO DE METRO SERA QUE VC PODERIA COLOCAR ALGUN DADOS SOU TAXISTA ESTOU COMEÇANDO A FAZER UM BLOG E GOSTARIA SE VC ME PERMITESSE É CLARO COLOCAR ESSES DADOS DES DE JA UM ABRAÇO MEU E MAIL E sanderson.ba@hotmail.com meu blog e diasdetaxista.blogspot.com