quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Calor no Rio

Um carioca não tem direito de reclamar do calor. Sim nascemos no calor. Crescemos tendo dois Verões da Cidade. Um muito quente. E o outro mais ameno. Inverno? Ah, o inverno existe no Rio. Acontece por 4 ou 5 dias do ano. Não necessariamente seguidos, nem necessariamente nos dias que o inverno de fato consta no calendário.

Então, o que nos faz reclamar do calor? Nos encontros. No elevador. Parecemos ingleses e seu hábito, que já virou chacota ou tradição, de comentar o tempo. Mas no Verão, nós não comentamos. Nós reclamamos.

Eu não culpo o mau humor do calor. Culpo nossa catarse e resignação. Oferecemos o calor como uma "kapparra" para reclmar de tudo. Para expiar nossa culpa verbalizada no calor. Poderíamos procurar outra coisa, caso ou causo ou pessoa, mas simplificamos no calor. E basta.

Ou somos mais simplórios e reclamamos pelo simples prazer de reclamar. Como reclamamos daquela empregada que não demitiremos. Como reclamamos da namorada, esposa que não terminaremos. Queremos apenas reclamar. E ter a certeza que o calor pode sim provocar alterações. Como fazer homem ter TPM.

Mas acredite. Mesmo com todo calor. De doer cabeça e incomodar, o Rio está maravilhoso. Até um mergulho noturno na praia está valendo. E que prazer isto dá.

Mas amanhã, persiste o calor. E retomemos as reclamações como linha de estabelecer diálogo no elevador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem coisa melhor que reclamar
Laura Monteiro