sexta-feira, 14 de maio de 2010

Viver a Vida

Quem olha apenas os números frios e diz que Viver a Vida teve um Ibope baixo fala bobagem. Não estou saindo em defesa da TV Globo ou do Manoel Carlos. Ambos não precisam de defesa. Mas profissionais de comunicação, devemos olhar o todo. Comparar Viver a Vida com o Ibope de novelas do início da década, não faz o menor sentido. Em 8 anos a quantidade de computadores, acesso a internet e games aumentou em 2o vezes. Ou seja não podemos julgar o produto, mas sim o meio. Quem perdeu audiência foi o meio TV . Redes como Bandeirantes e Rede TV perdem para os meios internet em diversos horários. O que hoje se vê é o share. E no Share(parcela das TVs ligadas), Viver a Vida foi imbatível no horário. Perdendo apenas para o jogo Flamengo e Corinthians. E as ações de merchandising (ok, exibitécnica eletrônica) em Viver a Vida foram o maior sucesso da história da TV Globo nos produtos de teledramaturgia. A novela em si foi leve. No estilo Manoel Carlos, nosso Robert Altman. Mosaico de personagens. Onde todos tem espaço para brilhar. Todos podem ser protagonistas por alguns capítulos. Cada ator pode crescer, dependendo do seu desempenho e do gosto do autor. Um texto sempre delicioso. E de quebra cenas maravilhosas do Rio. Que a gente agradece a Deus pela Cidade. Que com todos os problemas, tem muita coisa maravilhosa. Algo que envolva Rio de Janeiro. Texto bem escrito. Alta participação de share de mercado. Recorde de ações de merchandising só pode ser chamado de sucesso.

A única observação é que a "verdadeira Helena" foi a Lília Cabral e não a Taís Araújo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Guto Graça "GG"
De São Paulo a gente vê um Rio lindo. Amo minha Cidade e entendo seu amor pelo Rio. Ele é lindo mesmo.

Renata Ribeiro
"RR" :)

gutograca disse...

Renata, O Rio é um show. E a novela foi uma delícia. Abs, GG

Anônimo disse...

Agora entendi tudo. Respostinha pra Keila Jimenez.
Renata