terça-feira, 11 de maio de 2010

Futebol Brasileiro "DOC" Denominação de Origem Controlada

Entendam que não é um discurso contra a Pátria. Mesmo porque a expressão "Pátria de Chuteira" parece coisa de regime populista ou totalitário. Mas pelo bem do futebol brasileiro, merecemos, se possível, sermos eliminados na primeira fase. Quem ama o bom futebol deve pensar assim.

O Dunga realmente é coerente. Nunca jogou bem futebol. Parece que nem anos de análise conseguem resolver os dribles que ele levou do Maradona, do Ronaldinho Gaúcho e de outros que sabem jogar bola. Ele agora teve a oportunidade de sua vendetta contra o bom futebol.

Por mais que compreendamos o critério de "grupo fechado", (que para mim o nome é "panela"), ele traiu seus próprios critérios ao escolher o Grafite e o goleiro Gomes. Não pelas qualidades ou defeitos, que não entro no mérito, mas pela não presença de ambos em suas listas anteriores.

Sei que diversos técnicos foram condenados por alguma escolha. Foi assim com Telê com Waldir Perez, depois com Elzo. Com Lazaroni e Bismarck e tantas outras escolhas de "homens de confiança" que parece que só jogavam para o técnico. Até do Zé do Carmo me lembrei. Mas Dunga se superou e conseguiu ter na sua convocação, um time inteiro de escolhas duvidosas. Um time inteiro de "Zés do Carmo".

Também não discordo de Dunga quando diz que existem jornalistas que são lobistas. Bem, no caso dos jogadores do Santos, o lobby seria pelo bom futebol. E pela surpresa que jogadores desconhecidos poderiam causar no Mundo.

Este é o time que vestido com a camisa da Seleção Brasileira, dirá que é o Brasil. Mas com certeza está longe de poder ser chamado de Brasil. Parece até que a teoria da conspiração se comprova "O Brasil não pode ganhar mais uma Copa". E outras bobagens que surgem nos textos por e-mail.

Como patrocinador eu reclamaria. Pagaram a CBF pela Selecão Brasileira e ganharam um genérico. Um time sem graça e sem talento.

Evitem comparações com 1994. Aquele time era esforçado e, acredite, era o que de menos pior tinha.Saiu desacreditado, mas diferente do time do Dunga, não tinham talentos sobrando. E no ataque tínhamos um Romário no auge e um Bebeto que serviu maravilhosamente bem. Hoje temos um time que mais parece o time do Goiás ou de alguém que dispute a Segundona. Um time recheado de reservas em seus clubes. Algo inimaginável para Seleção Brasileira.

O time do Dunga(que não pode ser chamado de Brasil) pode ganhar? Pode. São apenas 7 jogos. Mas quem perde é o futebol. Brasileiro e mundial com a vitória de um time que não tem a menor cara de futebol brasileiro.

Pelo esporte. Pelo business. Pelo futebol. Pelo Brasil. Se alguém torcer por Portugal Costa do Marfim, Suiça, Chile ou Espanha, não repreenda. Pode ser o que de mais apaixonado reste a uma pessoa que realmente ama o futebol brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Futebol é importante demais para deixar um pereba rancoroso decidir um time. Acho que não vai longe, mas na primeira fase, só mesmo se o despacho for muito forte.
Paulo Cesar, SP

gutograca disse...

Paulo, O Dunga como técnico é tão ruim de bola quanto era jogador. Pode dar certo? Pode, mas o Brasil hoje é um time igual aos outros. Um bando de jogadores e um fora de série. Abs, GG