segunda-feira, 15 de março de 2010

Trânsito, como o carioca vê

Dando sequência as pesquisas realizadas no correr de março e abril, pelo DataRio sobre o Rio de Janeiro e os Cariocas, o assunto abordado na semana foi: trânsito. Conversei hoje pela manhã com o Boechat e Rodolfo Schneider na BandNews sobre este nosso convívio com o tráfego diário. Sempre que falo "trânsito" para citar tráfego, lembro do meu Professor de Português, Fernando Gonçalves, "quem trasita é pedestre, carro trafega", faço a licença e subverto um pouco em nome de não parecer pernóstico. Bem, a pesquisa? O que mostra? Que o trânsito, outrora um problema silencioso, ganhou ares de problemão e entrou na cesta de reclamações do carioca. Podemos ainda estar longe do caos paulistano, afinal, mais que ter o dobro da população na região metropolitana, São Paulo tem hoje o triplo da frota de carros. Cerca de 6 milhões, ao passo que o Rio tem quase 2 milhões. Já o Metrô do Rio, que num passado recente era chamado até de elitista, e elogiado na sua qualidade e eficiência, tem seu momento de percepção negativa. Ok, vamos aguardar a chegada dos novos trens comprados na China. Tal qual a piada do bode na sala, vamos achar uma maravilha o Metrô. Basta ter paciência. E que paciência. Ou enquanto não chegam os novos vagões, usar o carro, aumentando ainda mais os engarrafamentos.
Mobilidade urbana é hoje sim um problema sério que surge a ser resolvido numa Cidade que se habilita a receber grande eventos internacionais.


O Sr(a) está satisfeito com a mobilidade urbana, isto é, o deslocamento, o ir e vir, na Cidade do Rio de Janeiro?

NADA SATISFEITO 64%

SATISFEITO EM PARTE 12%

BASTANTE SATISFEITO 10%

NS/NQO 14%


Dentre estas opções, independente do Sr(a) ser usuário do serviço ou não, mas na sua percepção, quem tem apresentado o pior atendimento as necessidades da população no transporte?

ÔNIBUS 11%

METRÔ 26%

SUPERVIA(Trens) 07%

BARCAS S/A 10%

TODAS 36%

Não acho que os serviços estão ruins 02%

NS/NQO 08%



Na sua percepção HOJE trânsito está pior ou melhor que nos últimos anos?
MUITO PIOR 21%

PIOR 37%

IGUAL 16%

MELHOR 09%

MUITO MELHOR 03%

NS/NQO 14%



PESQUISA DE OPNIAO PUBLICA SOBRE
A PERCEPÇÃO DA MOBILIDADE URBANA

Objetivo:
Levantar junto a eleitores da área de estudo
a percepção da mobilidade urbana no Rio de Janeiro.

Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
10 e 11 de março de 2010
Universo: 435 entrevistas
A pesquisa foi realizada junto a eleitores com
16 anos ou mais da área de estudo


7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente pesquisa, ouvi hoje na Bandeirantes com você e o Boechat.
Boa.
Abraços,
Luciano Mello

Anônimo disse...

Boa Guto Graça, vc e Ricardo Boechat são pessoas que não me deixam com a garganta seca da mediocridade que impera por aí.Sensacional, a colocação que as empresas de ônibus, metrô,trens e barcas são concessionárias. A população tem que portestar. Ouvi e agora li. Abs,
Luiz Leitão

Anônimo disse...

O metrô está uma lástima. Era usuária do mesmo desde 1996, mas voltei a usar o carro por necessidade mesmo. Os horários, a lotação, tudo está muito ruim. Para se ter uma idéia, no escritório o pessoal tem usado transporte solidário com aluguel coletivo de uma vaga para o trajeto Centro-Tijuca no retorno no horário entre 18 e 19 h que realmente está sem condições de uso.
Abraços,
Marília Lopes Baptista
Rio de Janeiro - RJ

gutograca disse...

Luiz Leitão, agradeço suas palavras. Abraços, GG

gutograca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gutograca disse...

Marília, a gente pesquisa, mas conversa e observa. Nossa "matéria prima" é saber ouvir. Abraços, GG

gutograca disse...

Luciano, Obrigado pela leitura e pela audiência. Abraços, GG