quarta-feira, 22 de junho de 2016

Eu não vou torcer contra a Rio2016

Ok.
O evento era inadequado para a Cidade.
O evento propiciou um sem número de gastos públicos inúteis.
O evento gerou chance para corrupção nas obras.
O evento tem maltratado populações que foram removidas com truculência.
O evento não resolveu problemas estruturais que usamos como motivos da candidatura.(Poluicão Guanabara, exemplo).
O evento perdeu a população favorável. De 85% favoráveis/"emplgados", temos hoje menos de 30% no "mesmo clima".

Agora não é culpa da Rio2016 se estamos sem hospitais. Se estamos "quebrados". O nome disto não é Olimpíada. O nome disto é incompetência e/ou má gestão.

E o legado de imagem que esperávamos? Bem, este legado está chegando antecipado. E de FORMA NEGATIVA. A exposição do Rio hoje está 65% NEGATIVA na imprensa internacional.
Nossas mazelas são colocadas nas primeiras páginas. E o que acontece na nossa esquina, sai no New York Times ou no Guardian e não mais na nossa imprensa local.

Então o que nos resta?
Primeiro o esmero em fazer o que podemos fazer. E sabemos fazer. Receber bem. E isto, com todo mau humor que ronda o carioca,  após a Pira Olímpica acesa, pode mudar.  Quem sabe a população siga o hábito carioca de bem receber. E cada visitante ou atleta merece conhecer o nosso lado bom.
Sobre imagem, bem, após estes Jogos Olímpicos, o nome Rio, presente em toda imprensa mundial. Independente do resultado, fica claro que precisaremos realizar um trabalho de reversão de imagem negativa causada por estes momentos anteriores aos jogos, onde todos os dias alguma matéria negativa sobre a Rio2016 sai nos jornais do Planeta. Seja pela Zika. Seja pelas desistências em função do Zika Virus. Seja pelas pessoas removidas de suas casas sem pagamento. Seja por obras super faturadas. Seja pela violência com atletas. E agora o assassinato da onça. Mas o Rio é maior que isto.
E vai superar.

O tal período  "Anos de Ouro" que se esperava até 2020 será substituído por "Anos de Trabalho". Muito trabalho. Dever de casa de corrigir o que o Mundo viu e riu.  Mazelas  inaceitáveis no Mundo Ocidental e que a gente achou normal conviver. (Corrupção, Descaso e Violência) E num trabalho internacional, mostrar que aqui é um local maravilhoso. Como era antes da realização dos Jogos Olímpicos. 

Se seremos Barcelona ou Montreal agora está em nossas mãos. E não nas mãos de quem nos levou até esta situação. Quem pode resolver isto não está no poder. Está com o título de eleitor nas mãos. Eles, provavelmente, não sabem tirar a gente de onde colocaram. 


PS:
Barcelona é considerado exemplo de Cidade que usou os Jogos. E Montreal "faliu"quando realizou os Jogos. Gerou taxa/imposto extra por mais de 20 anos para pagar a conta.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo Guto e ainda acrescento que torcer contra a Rio 2016 é torcer contra nós mesmos. Acho que faremos um bonito nos Jogos

Unknown disse...

Belas e sabias palavras. As pessoas precisam separar as coisas. Carnaval nunca deixou de acontecer por conta da crise, ninguém deixa de assistir os campeonatos de futebol por conta da falta de hospitais. O direito aos Jogos foram adquiridos num outro momento, para um outro Brasil. Infelizmente, por uma sucessão de erros, pela má gestão do país, a latente corrupção que se espalha na política e junto à população, a violência descomedida e por falta de caráter das lideranças brasileiras, chegamos aonde chegamos. Reverter esse cenário...vai demorar. Os Jogos, por sua vez, são o resultado de um planejamento de anos, com milhares de profissionais sérios e competentes que, ao longo do tempo estão se desdobrando para fazer e entregar os melhores eventos do mundo dentro das condições que temos. Tenho certeza que será bom é que acima de tudo, dará um grande orgulho a esses profissionais. Os problemas do país...esses vão continuar com ou sem Jogos Olímpicos. Eles não foram criados para ser a solução de nossos problemas e de nossas mazelas. Por outro lado, nos servem como um carimbo que atesta a nossa capacidade de bem receber e de sonhar que a nossa cidade, nossa estado, nosso país e o mundo podem e deveriam ser muito melhores do são.