sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Violência - Percepção



 Jornal Extra

Consultamos a população para saber o que ela pensa das medidas de Segurança do Patrulhamento das Praias evitando o acesso de determinados jovens , retendo os mesmos na saída dos ônibus antes da entrada em Copacabana.
A aprovação é grande da medida.
...58%   APROVAM 
...26%...  REJEITAM
...16%... Não quiseram /Não souberam responder

A questão é que isto parece contrariar aquela tradicional essência do carioca.
Talvez o amadurecimento da Cidade tenha nos deixado com nervos a flor da pele.
Sabemos que  em Segurança Pública , junto com qualquer número frio - sério ou maquiado , vem a PERCEPÇÃO de violência como um item importantíssimo para a população. E parece que temos uma sensação de guerra do lado de fora. Contra um inimigo difuso. Ou seja, uma guerra perdida, quando ela mata a nossa essência e nosso convívio.

Hoje, conversando com o Boechat na BandNews, falei que quem trabalha com opinião pública não tem o direito de ficar estarrecido, mas, emitindo uma opinião pessoal, realmente, fiquei triste com a aprovação de tal medida por parte dos cariocas. Eu só conseguia ver ali a reprodução de cenas como no Sul dos Estados Unidos nos anos 50/60. E fico na torcida que seja algo de momento, de uma população assustada.




-->
DATASCRIPT
Objetivo:
 Levantar junto a eleitores da área de estudo a percepção diante da prática de verificação dos ônibus em direção as Praias da Zona Sul nos finais de semana
 Local:
 Município do Rio de Janeiro
 Período do Campo:
 25 e 26 de Agosto de 2015
 Universo:
 A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo
Amostra:
 Representativa da população das áreas em estudo, elaborada por quotas proporcionais em função das variáveis significativas a saber:
 -Sexo
 Dados TSE/IBGE
 -Grupos de Idade
 16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +
 -Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE
 Controle de Qualidade:Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas. Houve Fiscalização em aproximdamente 20% dos questionários
 Apresentação dos Resultados
Para efeito de tabulação foram considerados as seguintes variáveis:
 Total
Sexo(masc e fem)
Grupos de Idade (16-24, 25-34, 35-49 e mais de 50 anos)
 Observação:
 As pesquisas/perguntas cujas as somas das personagens não totalizam 100% são decorrentes de arrendondamentos ou múltiplas respostas.















Nenhum comentário: