sábado, 14 de janeiro de 2012

Bar Gaspar , uma boa idéia


O Rio tem uma qualidade ímpar. Ele aceita o que vem de fora com facilidade. Apenas faz sua leitura e aperfeiçoa. Transforma em algo carioca. É um comportamento de uma Cidade portuária aberta a tendências, mas sobretudo uma Cidade que sabe colocar a sua assinatura em tudo o que recebe. Do sanduíche Bauru a Feijoada, tudo no Rio parece ter um tempero carioca, que não discorda do original, apenas tropicaliza, coloca o acento carioca.

Com o galeto foi assim. Se ele é tipicamente do Sul, que me perdoem, mas ele parece algo que é tipicamente carioca. Talvez uma das coisas mais cariocas, seja em ambientes de restaurante, seja naqueles galetos com balcão e bancos altos que vão rareando, mas ainda resistem.

O Gaspar é uma boa surpresa e idéia. Não se restringiu a fazer um restaurante que serve galeto, mas sim num restaurante de galeto que serve outras comidas. E pelo visto, tudo muito bem preparado e bem feito. O ambiente é um outro ponto de elogio. Não entupiram de mesas, como restaurantes do estilo e bares no Rio de Janeiro, que começaram a achar legal colocar todo mundo junto com a desculpa de calor humano, mas que na vida prática, quando você vê, para o bem ou para o mal, o vizinho do lado participa da sua conversa e se der bobeira até belisca a sua batata frita. No Gaspar você come sem ter que proteger sua comida ou sua conversa do vizinho de mesa. E diria, em se tratando de comer no Rio atualmente, diria que o preço é baixo pelo o que oferece. Comida boa e um ambiente agradável.

Parece que nasceu para ser um clássico. Daqueles que a gente fica na torcida para que ganhem as esquinas, como cafeterias Starbucks ou agências do HSBC, isto é apareçam em todas as esquinas cariocas e componham a paisagem, oferecendo comida boa, em espaço agradável por preço justo.

E pelo site, quase que um cartão de visita da irreverência. Um restaurante que tem um carioquismo exacerbado que merece ser cultuado. Leveza e boa comida. O Rio de Janeiro pode ser isto. Falta apenas um "tour virtual" para aqueles que ainda não deram um pulinho por lá conferirem o local. Ok, site não consegue transmitir o cheiro bom da comida na brasa, mas...


O primeiro dos muitos, assim fico na torcida, fica na Praça Tiradentes, 18. Esquina com a Sete de Setembro. No Centro da Cidade.



Nenhum comentário: