quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Consumo - Chocolate


Não sou pernóstico. Aliás solene sem motivo e presunção são coisas que abomino nos humanos. Tipo alguém começa a achar que beber vinho o transforma em "chique". Ou entra na onda de bancar profundo conhecedor de cerveja. Até mesmo com os charutos que consumo com frequência, detesto pretensos "connaisseurs". Buscam no solene esconder algo de si mesmo ou tentar emular "life style". Com chocolate a mesma coisa.
Conheço o assunto, mas dispenso o ar professoral. Quando tenho tempo, procuro conheer onde fazem, Zotter um dos meus preferidos. Mas entendo de dizer se um chocolate é bom ou ruim provando. Pelo gosto. Pelo hábito. Pelo paladar.

O Brasil tem um exemplo de chocolate que é um case de marketing. A Cacau Show. O produto em si, o chocolate é péssimo. Pior que os que você encontra no super mercado, os das grandes marcas, mas eles dão um show de embalagem. Como se pensassem na Linha Presente/Gift.

Conseguiram se transformar numa espécie de Kopenhagen popular. Levaram algo novo para um público que não tinha acesso. Que achava a Kopenhagen cara. E levaram com mérito. Claro que não posso elogiar o chocolate. Ele é muito ruim. Mas as embalagens. O posicionamento. O sucesso das lojinhas, eles são nota 10. Levaram uma sofisticação inexistente para um nicho de público. Atenderam uma necessidade. E como não sou crítico de chocolate, me cabe apenas não comer os produtos da Cacau Show e aplaudir o vitorioso rumo da empresa.


2 comentários:

Anônimo disse...

Achava que a Cacau Show era bom.Agora entendi que é só para presentes.Kopehagen da Classe c é uma boa visão.Reclamou do chocolate mas elogiou o sucesso.Gosto deste seu equilibrio diferente. Abs,
Paula Cesar
São Paulo

Anônimo disse...

Você entende de chcocolate e eu admito isso.Entendi Cacau show é pra dar de presente para quem não tenha paladar apurado. bjks, Mari