segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uruguai

Tem uma máxima no Uruguai que diz que a sua história se confunde com o futebol. E é compreensível. São 2 vitórias olímpicas 1924-1928 quando não existia Copa FIFA. A vitória na Primeira Copa. Organização da primeira Copa do Mundo FIFA. O primeiro ídolo globalizado produzido pelo futebol, Jose Leandro Andrade. Primeiro negro campeão mundial.(Quando times no Brasil vetavam negros) 15 títulos de Copa América. Antes que brazucas inflamados venham dizer que nós não nos preocupamos em "vencer a Copa América". Nos preocupamos sim. Mas talvez tenha nos faltado "bolas" e não bola para vencer no passado. Pelé, por exemplo, não tem nenhuma Copa América. Fomos conseguir uma com um gol de Romário em 89. E eu estava lá.

Na Inglaterra o chart do Jornal de hoje coloca que o Uruguai tem 15 Títulos, Argentina 14 e Resto da América do Sul, 14. Estranho em futebol o Brasil ser colocado como "resto". Mas é um fato na história do Sul Americano/Copa América. Não no scout frio e tolo.

Então um País que tem pouco mais que a metade da população da Cidade do Rio de Janeiro. Que tem metade do PIB da Cidade do Rio de Janeiro, foi semi-finalista da Copa FIFA de 2010. E agora vence o Torneio Continental. Contrariando todos que falavam que não tem como competir com gigantes do futebol como Brasil e Argentina. Em dimensões e potencial de economia. Entenderam? O Uruguai tem metade da população e da economia da Cidade do Rio de Janeiro.

A diferença é uma equipe que se supera. Focada. Com menos mimados. Que joga com amor a camisa celeste. Sem apelar para violência, truculência, mas com vontade, determinação e, é claro, talento. Se querem fazer um "benchmarketing" não usem a Espanha. Façam o espírito uruguaio e resgatem o talento brasileiro.

O antigo grande rival. Que calou 200 mil pessoas no Maracanazo se tornou o queridinho dos brasileiros. Eles jogam como gostaríamos de ver a Seleção Brasileira jogando. Amor, vontade, carinho, talento, dedicação, hombridade e dignidade. Parodiando Chico, mirem-se no exemplo daqueles homens do Uruguai.

Parabéns Uruguai. Com o futebol do time do Mano, se repetirem o "Maracanazo" de 1950 em 2014, desta vez não haverá choro ou comoção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com cada palavra.Um país que tem o tamanho de Santa Catarina ganhando e o Brasil com os esquemas do Ricardo Teixeira, de uma CBF que dá vergonha,organizando uma Copa torrando dinheirama pública que poderia estar sendo usada para educação,para iniciação esportiva.2014 será a Copa da vergonha.Mais uma.Poderiam colocar o Sarney como garoto propaganda,seria bem adequado para uma Copa que estamos organizando.E que não aconteça com o Brasil o que aconteceu com Grécia qque foi para o buraco depois de despejar uma dinheirama pública para fazer uma Olimpíada. Abs, Paulo Cesar
São Paulo.
Não consegui usar meu perfil, mas sou eu o leitor pcind

Anônimo disse...

Bom texto.Um País micro fez bonito.E o Brasilzão fazendo feio. Leram isto?
http://blogdojuca.uol.com.br/2011/07/aos-navegantes-e-contribuintes/
Abraços,
Fabrício

pesquisa disse...

Para substanciar seu comentário.

Uru Rio(Cidade)

PIB 45Bi 91Bi em US$
Pop 3,4 Mi 6,3Mi

Mas quero saber sobre o Tour de France! Abs Fabio