terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Futebol e Frescura

Neymar é craque? Sem dúvida alguma. Mas ele está mais mimado do que o Zico foi. Se continuar assim vão acabar tendo que contratar um segurança para o Neymar. Um segurança para entrar em campo para bater em quem pegar o moleque bom de bola.
Ele já cai reclamando e pedindo cartão.
Cai olhando para o juiz.
Isto irrita com 4 erres. "IRRRRITA".

Não acho anormal ele querer resolver sozinho. Quem joga bola sabe do prazer de querer ficar com ela um pouco mais do que se deve ficar. Mas isto tem um preço chamado responsabilidade e decisão. E que eu saiba, até aqui não decepcionou. Além de bom de bola, ele já define muito melhor que diversos jogadores consagrados, como por exemplo o Robinho.

Mas insisto que mídia e empresários estão estragando o Neymar. Estão "viadando" o menino bom de bola. Ele precisa de alguém com cabeça para explicar para ele coisas do "céu, da terra e do mar". Para dar dimensão do seu talento. Explicar que "quando se dá o dom, se dá o chicote." Ele não precisa ficar um chato politicamente correto, estilo leitor de livro de auto-ajuda. Um babacão. Claro que não. Ele precisa apenas de apoio nesta transição de "ser homem" no sentido máximo da palavra. De chamar para si a responsabilidade e entender que tudo que tem bônus, tem ônus.

O moleque é craque e não precisa de ninguém ensinar para ele como se joga bola. Isto ele é inteligente e vem descobrindo seu lugar em campo cada dia melhor. Neymar precisa de alguém para ajuda-lo a ter hombridade e sobriedade. E despertar da coragem. Pois coragem não se forma. Ou nasce com, ou nasce sem. E ele parece ter.

Neymar precisa apenas de alguém que possa oferecer experiência de vida de forma profissional e compromissada. Alguém que mais que as verdadeiras "rêmoras", que ficam em volta dos jogadores, esteja junto de verdade. Que admire seu talento, mas que tenha ascendência para fazer ele "baixar a bola" quando for o caso.

O tempo dirá se ele nasceu com a estrela de ser um novo Pelé ou um novo Denilson.
Eu acredito no potencial da genialidade do Neymar.

Nenhum comentário: