sábado, 31 de julho de 2010

Travessia dos Fortes

Vou dar um pulo na Praia. Farei minha Travessia dos Fortes. Posto 6 - Leme. Longe de ser um "ser aquático". Ou um atleta da água. Muito longe disto. Nadarei com toda calma. Pretendo fazer em uns 90 minutos. Passear no mar. Depois eu conto.

Acordei com uma música na cabeça. Memória afetiva. E de um dos grandes compositores populares do Brasil, um cara que eu sempre achei genial, Zé Rodrix. A canção que acordei cantarolando é um jingle. Sim, um jingle publicitário. Tecnicamente não gosto do recurso: "Clip + Jingle". Parece uma preguiça criativa ao extremo. Embora alguns sejam vencedores. Mas não gosto da fórmula. Quanto mais hoje em dia com a multiplicidade de meios e a redução dos impactos massivos e absolutos da mídia tradicional. No passado, jingles e trilhas de comerciais eram transformados em, (parodiando os filmes publicitários do cigarro Hollywood), "o sucesso". Muito antes do viral. Do youtube. Da convergência dos meios. Quando o rádio e a tv aberta caminhavam sozinhos. Uma época romântica e que não deixa necessariamente saudade.


Jingle é música. E música pode ser memorável. Como qualquer música. Nem presta atenção que foi uma preguiça do publicitário. A música toca. Literal e figuradamente. E o recado é dado. E memorável. Ok jingle é uma merda. Viva o jingle.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é sem graça.

gutograca disse...

Anônimo,
O Blog tem "graça" até no nome...