terça-feira, 19 de agosto de 2008

Guanabara


Nossa Baía é nome de nossa Cidade. Sim, São Sebastião do Rio de Janeiro, é a Guanabara, que me perdoem os fluminenses, niteroienses e similares, mas estou num momento extremamente carioca. 
Já que carioca é local de origem e adjetivação, temos que defender nosso Rio como quem defende um irmão. Uma mãe.
O descaso com a poluição da Baía de Guanabara mostra a miopia de nossas lideranças. O homem público que despoluir nossa Guanabara - além dos benefícios diretos para a população e seu entorno(a Baía de Guanabara não banha apenas o Rio, ela parece ser um traço de união do Rio com o Grande Rio. Da Urca com Ramos), o político que encarar esta bandeira terá ao seu lado uma bandeira moderna, que mais que render votos no varejo, transformará este homem em uma personalidade mundial.
Não se trata de ecologia simplória, mas de um projeto estruturante. Podemos cuidar de saneamento a partir de nossa Guanabara, saúde, inclusão social, esporte, negócio...Enfim a Guanabara é o desafio de quem ambiciona ser uma personalidade mundial. Um nome para a história. Algo além de escândalos, como personagem-vilão ou mocinho. A nossa Guanabara limpa-e é possível- é para quem quiser ser grande.
PS:
Um absurdo não multarem as empresas de garrafa PET-todo o ciclo produtivo das mesmas até as empresas de refrigerantes. Ou ao menos criar um imposto verde para a limpeza do que eles causam. E que não repassem este imposto a população.
Matéria Globo on line de hoje mostra isto.

Nenhum comentário: