quarta-feira, 9 de julho de 2008

Trânsito Rio de Janeiro


Recente pesquisa, realizada pelo DataRio e publicada na Coluna Informe O Dia, mostra uma a opinião do carioca, que circula pela Cidade, sobre o trânsito. Não se trata de uma pesquisa elaborada para técnicos, mas sim focada no usuário, o cidadão. E na terceira pergunta aqui apresentada, a sugestão de cada um brincando de ser o responsável pelo tráfego carioca. Que ainda é longe de ser ruim como o de São Paulo. E parece ter solução. Diferente da metrópole paulistana. Que parece ser sem solução viável. Literalmente.


Dentre estas alternativas, na visão do Sr(a) qual é a maior responsável pelo trânsito ser ruim em nossa Cidade?
Falta de educação dos motoristas 26%
Excesso de carros(automóveis) nas ruas 20%
Falta de respeito as leis (avanço de sinais, andar pelo acostamento etc...) 12%
Excesso de ônibus e vans 11%
Excesso de velocidade 05%

Falta de educação do pedestre 06%
Má sinalização (sinais, placas) 07%
Outros 02%
NS/NQO 11%

Independente que o Sr(a) seja motorista ou passageiro, independente da sua utilização de trajetos, qual o Sr(a) considera o pior engarrafamento da nossa Cidade?
LINHA VERMELHA 20%

CENTRO DA CIDADE 12%

LAGOA-BARRA 15%

LINHA AMARELA 08%
MARACANÃ 07%
AVENIDA BRASIL 06%

MEIER 05%

JARDIM BOTÂNICO 04%

BOTAFOGO 04%

TUNEL REBOUÇAS 04%

ORLA(Leblon/Ipanema/Copacabana) 02%
ATERRO DO FLAMENGO 02%
CONDE DE BOMFIM 01%
Outros 03%
NS/NQO 07%

Se coubesse uma solucão para o trânsito da Cidade para o Sr(a), dentre estas, quasl seria a sua?
MELHORIA DO TRANSPORTE COLETIVO JÁ EXISTENTE,
Tirando o excesso de carros das ruas e facilitando
a vida do usuário 20%


CRIAÇÃO DE NOVAS LINHAS DE METRO,
Como para Barra, Jacarepaguá e Zona Oeste 13%


AUMENTAR A QUANTIDADE DE AGENTES DE TRANSITO,
Com mais guardas o trânsito flui melhor 07%

MODERNIZAR OS SINAIS
Nossos sinais parecem coisa do passado, precisam de
Reforma e manutenção 05%

INVERTER MÃOS EM HORARIOS CRÍTICOS
Muitas ruas deveriam ser assim nos horários de rush 07%

COIBIR VEEMENTEMENTE AS BANDALHAS E INFRAÇÕES
Porta de escolas, avanços de sinais, estacionamento
Irregular, trafegar pelo acostamento etc 14%

NOVAS OBRAS DE ACESSO EM PONTOS DE ENGARRAFAMENTO.
Alguns locais precisam de passarelas,novas pistas
viadutos e mergulhões 18%

OUTRAS 04%

NS/NQO 12%



Objetivo:
Levantar junto a eleitores da área de estudo a percepção diante do transito, trafego e transporte
Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
3 e 4 de junho 2008
Universo:
A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo
Amostra:
Representativa da população das áreas em estudo, elaborada por quotas proporcionais em função das variáveis significativas a saber:
-Sexo
Dados TSE
-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +

-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE


Nenhum comentário: