quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Previsões 2008



Mídia A Globo vai insistir em tentar divulgar o Carnaval /Escolas de Samba de São Paulo.
Uma Big Brother do BBB8 tirará a roupa na Playboy.

Bial vai escrever algum texto piegas e ler com a entonação de um Paulo Autran.

Política Aécio Neves vai aparecer com alguma namorada nova.
Lula insistirá em dizer que não quer o terceiro mandato seguido.

Fraudes nas Prefeituras levarão a divulgação de escândalos durante as campanhas. Mas só em Prefeituras que houver interesse em divulgar, ora.

No Futebol Wanderley Luxemburgo irá de terno aos jogos. E se queixará da arbitragem. Será punido.
Dunga dará seu lugar na seleção para alguém que entende de futebol. (Assim esperamos)
Joel dirá que futebol é assim “mêmo” e “as coisa acontece”, "os jogador foram valente" após alguma derrota do Flamengo na Libertadores.

Bebeto de Freitas dará alguma desculpa especial sobre as forças ocultas em algum novo fracasso do Botafogo.

Internacional
Os confrontos no Oriente Médio vão continuar.
Alguma cidade européia será alvo de algum atentado.(Vamos escolher Roma para fingir que a gente sabe de alguma coisa de previsão).
Os democratas conseguirão perder a eleição nos Estados Unidos e o mundo inteiro se perguntará como isto aconteceu.

Brasil
A sociedade civil, cansada, organizará uma passeata contra a violência.
Diversos e-mails pedindo ética na política serão enviados.
Teremos uma epidemia de dengue.


Entretenimento
Britney Spears fará algum barraco.
Amy Winehouse será internada para desintoxicação.
Alguma banda dos anos 70/80/90 se reunirá para conseguir alguns trocados de alguns idiotas em uma turnê mundial, talvez o Brasil seja incluído.

Os idiotas continuarão e escrever em seus blogs...

Pesquisa sobre dezembro -Ancelmo Gois/DataRio



Chegou dezembro e junto de todo o estresse do mês com mais eventos indesejáveis do ano, mas também hora de comemorar e agradecer. A toda turma do DataRio pela sua colaboração e garra. E também a turma da Coluna. A parceria o DataRio/DataGois monitorando o dia-a-dia do carioca com uma grande quantidade pesquisas publicadas foi bem interessante no ano de 2007.
Dezembro no nosso Rio de Janeiro não tem neve, não tem frio. Tem calor. Tem praia cheia... E que venha 2008.

Publicada no domingo e comentada pelo DaMatta teve o seguinte resultado.

Mas como o ano ainda não acabou, tem mais coisa no caminho. Leia no O Globo por estes dias.


PESQUISA DATARIO/DATAGÓIS

Chegamos em dezembro, último mês do ano, DENTRE ESTAS qual a melhor palavra que traduz dezembro para o Sr(a)?
Cite apenas 1

%


FECHAMENTO
/FIM DE CICLO 08

ESTRESSE 15

ALEGRIAS 07


TRISTEZAS 03


CONFRATERNIZAÇÃO 09


AMIGO OCULTO 05


NOVO ANO A CAMINHO 10


FESTAS-NATAL/REVEILLON 18


FÉRIAS 09



NS/NQO 16






E DENTRE ESTAS, a que melhor traduz dezembro no Rio de Janeiro?
Cite apenas 1

%

CALOR 16

PESSOAS NAS RUAS 09

ENGARRAFAMENTOS 12

PRAIA 10

DESORDEM 10

ALEGRIA 07

CHOPPINHO 07

DECORAÇÃO
DE NATAL NA CIDADE 06

REVEILLON NA PRAIA 12

NS/NQO 11



PESQUISA DE OPNIAO PUBLICA
DEZEMBRO E ANO NOVO
OPP OPP-434-12-2007
-12/2007
Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
3 a 5 de dezembro
Amostra:
Representativa da população das áreas em estudo, elaborada por quotas proporcionais em função das variáveis significativas a saber:
-Sexo
Dados TSE/98

-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +

-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE 1991
Base 420
Total Amostra 100%

Termos para não ouvir em 2008 -Superávit Primário

Sinceramente tem algo que sempre me incomodou mais que a CPMF. E pela simples menção do termo. A palavra é : SUPERÁVIT PRIMÁRIO.

Este foi um termo inventado, não sei se na gestão Lula ou FHC, mas o mesmo é um absurdo ao bom senso.

Em resumo seria como se você pegasse o seu salário e olhasse para o mesmo antes de pagar algumas contas e falasse "Eu tenho 10 mil reais de superávit primário". Mas... se pagar as dívidas sobrar apenas 2 mil. Você tem é 2 mil. Pouco importa os 10 mil do superávit primário. Se o mesmo estiver comprometido em pagar dívidas e juros, só serve para vocie ter a certeza de que está pagando uma conta alta de juros e dívidas. Ou seja o termo é um embuste que a imprensa da boa notícia cai por ausência de critério. Economistas se manifestem contra este termo!

Por mim eu proibiria estes índices que induzem a mentira.

Adesivo Mac no carro, que coisa anos 90...


Usar um adesivo com a maçã da Apple hoje em dia denota uma grande cafonice. Prefiro muito o Mac. Uso e garanto que o mesmo é muito melhor que o PC. Mas daí a fazer campanha "eu amo meu computador" é demais.

Se antes usar a maçã da Apple era “cool”, ou no máximo afrescalhado, hoje em dia, como a plataforma Mac deixou de ser do "gueto" de artistas e designers, usar demonstra uma mesmice, falta de personalidade e breguice.

Ou seja é tão cafona quanto usar o “Deus no Céu e eu no Corcel”. Que importa qual marca é o computador que você usa?
Em resumo, quem usa a maçã da Apple no carro deve ser visto da seguinte forma: “Sou cafona” ou
"Sou um dinossauro ultrapassado da época que poucas pessoas sabiam o que era esta maçã. Ainda não acordei para o século XXI"

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Endinela, a mulher que mais liga e você nunca atende


Você pode pensar que não conhece, mas com certeza você conhece a Endinela.

Endinela é quando o uma mulher que você não quer atender liga para seu celular e você, sem pestanejar, ao reconhecer o número discado, aperta a tecla END de seu celular.
Isto é END Nela.

E viva a Endinela.


Post Natalino - Do they know it's Christimas?

Este foi um dos primeiros projetos globalizados, na década de 80. E no clima do "politicamente correto". Muito antes do Brad Pitt/Angelina Jolie e outras celebridades ficarem adotando milhares de filhos de Países do terceiro mundo para parecerem bons moços.

Foram shows simultâneos nos Estados Unidos e Inglaterra. Artistas pegando Concorde para tocar nos dois Países. Ridículo, mas foi. E tudo começou com esta música de Natal. Vale ver as estrelas do Pop/rock da década mais cafona, e seus figurinos, neste clip. "Será que eles sabem que é Natal?"


PS:
Aqui no Brasil a gente viu o show pela TV. E o show de ignorância da TV Globo na época. Conseguiu errar o nome das músicas, errando o inglês, nome das bandas, dos artistas, das músicas, de dar vergonha.


Feeeeeeed the World.....

Greve de fome do Bispo


Sempre vejo atos extremados como ou muito dignos ou realmente patéticos. Na maior parte a segunda opção. Dignos de chamar o terapeuta e despertar pena. Greve de fome, auto imolação e similares, por exemplo.

Contra a transposição do São Francisco, onde com certeza muitos empresários vão aproveitar e talvez algumas pessoas possam aproveitar, seja com a água, seja com a possibilidade de obter um sub emprego em alguma das empresas que vão se beneficiar com a transposição, não sei se cabia uma greve de fome.

Agora greve de fome, se fosse do Padre Jorjão(na foto), um que já foi queridinho da mídia como um genérico mais gordo do Padre Marcelo Rossi, eu acreditaria. Seria um ato muito nobre. Afinal conseguir fazer que alguém como ele feche a boca, seria realmente um ato de muita dedicação e altruísmo.

O capitalismo a brasileira



Claro que já tive dezenas e dezenas de atrasos em aeroportos do mundo inteiro. Atrasos não são um privilégio do terceiro mundo. Heathrow, em Londres, o vôo nunca sai na hora certa. Mas atrasos são estudados e punidos. Aqui não. As empresas fiscalizadas parecem ter mais força que o permitido pela ética e bom senso nas agências reguladoras. Uma espécie de capitalismo sem supervisão de estado omisso. Que existe na hora de cobrar para sustentar a gastança. Mas se omite na hora de justificar a sua existência.

PS: Agências reguladoras tem que ser temidas como se fossem a "corregedoria".

Palavras quando saem da boca...


Existe um provérbio que afirma que a palavra guardada na nossa boca é nossa escrava, quando sai, você se torna escravo da palavra. Por isto o cuidado com o que se fala. O Ministro Nelson Jobim foi, no mínimo, leviano ao afirmar com todas as letras que os Aeroportos estariam " calmos" durante o período de Festas de fim de ano. Fim de ano aeroportos nunca são calmos. Em lugar nenhum do mundo ocidental. Quanto mais aqui, aonde as empresas aéreas atrasam impunemente. No seu discruso de posse já teve uma bela bravata: "Aja ou saia, faça ou vá embora"
Ministro,
Cuidado para não ser vítima de si mesmo.

Jobim por Jobim, sempre ficarei com o Antonio Carlos. O Jobim de verdade.



domingo, 16 de dezembro de 2007

Chatos são paranormais


Não tenho comprovação científica. Mas por ensaios no nosso dia a dia podemos ter esta certeza. Chatos são paranormais. E eles usam o telefone para demonstrar esta paranormalidade. Pense, quantas vezes no banho o telefone tocou? E era quem? Um chato ou chata.
E você saiu para atender crente que era alguém que você tinha interesse em falar.
Na hora do sexo? E até mesmo com atividades como a troca de lâmpadas. Sempre um chato vai pertubar você. E usando o telefone. Por estas e outras que telefone bom é telefone morto. Digo desligado. Ou sem som.

Relogio fora do tempo


Existem algumas coisas emblemáticas. Simples e que demonstram o compromisso. Ver o relógio da Central do Brasil com as 4 faces exibindo horários diferentes. E todo os 4, errados.
Pega mal para a admnistração pública. Passa uma idéia de desleixo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Era Disco Brasileira

Recebi este video de uma leitora, sim tem-se leitores num blog. Era como sugestão de tosco de sexta, mas olhando com calma não é. Desculpe.

Claro, tudo o que vem da era disco, e com 30 anos de passagem de tempo, só pode ser tosco. Vide Village People e algumas músicas que ainda tocam em casamentos após o consumo de alcool de forma excessiva.

Mas esta abertura é um clássico e tem valor por ser extremamente contemporânea ao que se fazia no cinema e tv internacional da época. E ser até bem mais interessante do que era feito lá fora.

E vem de um tempo aonde as aberturas buscavam inovar de verdade.Inovar e surpreender em linguagem, não em apenas direção de arte ou tecnologia. De um tempo aonde as marcas das novelas não eram obrigatoriamente com fontes de letra em 3D, fazendo que todas sejam iguais.

Abertura tem que ser algo que consiga sobreviver a mais de 200 aparaições diárias e não cansar ou até mesmo irritar. Um desafio.


Esta ,mesmo cafonamente datada, serve para mostrar uma criatividade e boa edição.


Vale do Rio Doce e Absolut



A Vódica preferida das "Patricinhas Wannabe" e dos "Quase Meninas", deve ser vendida por algo entre 6 e 7 Bi de dólares. A antiga "nossa" Vale do Rio Doce foi vendida por 3,4 Bi. Ou o Governo Sueco, atual dono da vódica, tá pedindo muito na bebida, ou nossa Vale foi vendida muito barato. Resta saber quem está algumas doses acima. O atual Governo Sueco ou o Tucanato do ex Presidente FHC.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Sex and The City - O filme


Estranho.
Uma série que se auto proclamava como "feminista" e na verdade as 4 encalhadas ficavam o tempo inteiro a procura do marido perfeito. O qual elas iriam para casa lavar as cuecas e serem felizes para sempre.

Que feminismo é este que só se pensa em casar? Como se casar fosse solução para a vida da mulher?

O roteiro era chatérrimo. Pareceia coisa do Benedito Ruy Barbosa. A personagem falando sozinha, escrevendo seu diário. Nada mais chato. No lugar das vacas ou personagens falando em italiano/português, as 4 encalhadas. Feias, mas extremamente bem arrumadas. Chatas de se espancar. Se salvava a mais coroa e mais "saidinha". Agora a espera pelo filme com ansiedade por parte do público feminino.

Toda a geração que acompanhou este filme, continua encalhada. Sabe o que é uma bolsa Marc Jacobs, ou um sapato Manolo, era isto que a futilidade das 4 conseguia ensinar de feminismo. E se você assistia este programa e está encalhada, deve ser mau exemplo. Processe os produtores, a chata da da nariguda Carrie e suas amigas malas. Se não conseguem um marido, ao menos uma indenização pode ser possível.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Post pateta Natalino


Eu acredito mesmo em Papai Noel. Faça o que tem que ser feito. Comporte-se da maneira adequada. Se alimente bem. Quer dizer, coma tudo. E coma direitinho. Fazendo isto, Papai Noel aparece sempre.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Primeiro Post Natalino

Papai Noel ao som de "Garota de Ipanema" procurando algo de interessante na Sex Shop.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

13 anos se passaram



1994 foi um ano ruim.
Parodiei Fante com seu "1933 foi um ano ruim".
O ano ruim o qual me refiro é o dia 8 de dezembro de 1994.
O dia da morte de Antonio Carlos Jobim.

Me lembro dele pela Plataforma, sempre com paciência para os chatos tietes.
Charuto, chapéu e roupa clara.
Mesmo reverenciado com a palavra, Maestro, se comportava como se fosse um velho conhecido.
Jobim, com sua simplicidade, não forçada, mas natural, encantava.

A genialidade de Tom, dispensa comentários. Jobim pode ser comparado a um Cole Porter, um Gershwin.

Não temos que gostar de Jobim pela obrigação nacionalista. Pelo fato de sermos brasileiros. Nem mesmo pelas referências em verde e amarelo na sua música. Ou pela sua carioquice exposta. Também não precisamos gostar pelo saudosismo e lembrança de uma época em que o Brasil era um país de futuro e que o Rio de Janeiro era uma Cidade naiff e extremamente feliz. Gostamos de Jobim por ser naturalmente bom. Naturalmente eterno.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Show do The Police

O Show do The Police só vai lotar pois os Bingos estão fechados.

Veja a carência de eventos para a Terceira Idade.


Show do The Police -Programa da Terceira Idade


O Sting e os outros dois tem todo o direito de se lançar numa turnê para aumentar ainda mais a fortuna pessoal do amigo do Raoni, do que parece uma chacrete aposentada ou manicure-o guitarrista e o ser bizarro com cara de artista plástico, o baterista.

O patético é a coroada correndo para ir ver um show com um bando de música antiga, tocada pelo pessoal que já teria desconto no ônibus devido a idade. E ao som. Ouçam o CD em casa. É mais a cara de vocês.


Este show é brega. Cafona e estranhíssimo a badalação em cima do mesmo. No Chile venderam apenas metade. Na Argentina apenas a metade. No México tiveram que cancelar um show por falta de público.
Mas aqui, acredito que vá lotar.
Toda a turma da terceira idade, ou próxima disto, está disputando os ingressos como adolescentes em fúria.

Periga ainda ter uma ida dos mesmos a Ilha de Caras, uma saída noturna com o dono da Osklen ou algum outro arroz de festa com vontade de aparecer/ciceronear artistas. Uma esticada deles para o reveillon. Um convite para o Carnaval. Uma tietagem de alguma aspirante a fama. Alguma que consiga engravidar de um deles...

Se você perguntar o que alguém vai fazer no próximo sábado e a pessoa responder que vai ao Maracanã, trate esta pessoa muito bem. Em nome do estatuto do idoso.

Perca alguns minutos do seu trabalho

Você tem curiosidade em saber a probabilidade da cor dos olhos de seus filhos?
Preencha e descubra.
Este site tem uma "calculadora de probabilidade de cor dos olhos".


http://museum.thetech.org/ugenetics/eyeCalc/eyecalculator.html

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sobre Romario


Em algum momento entre 1995/1996.
Cena numa boate....
Um amigo gaiato/réporter esportivo questiona que moça da foto ao lado, uma "namorada"de Romário, a charmosa Andrea de Oliveira,
alega que Romário é o pai de seu filho.

Romário coça a cabeça e diz:
"Eu acho que não é meu não, "pexe". Mas faz o DNA aí, se for meu, eu assumo.
E o nome vai ser Romário também.
Um Romário Jr e outro Romário Filho ...
(pequena pausa)

Complicado "mêrmo"vai ser decidir quem vai jogar com a Onze...."

Confirmado - Remédio anti calvície não retarda envelhecimento


Depois de Maradona ele foi disparado o maior que vi jogar. Digamos que "melhor" se aplica com mais propriedade do que maior em se tratando de Romario e Maradona.

Voltou ao Brasil quando era o melhor do mundo em 1995. Banzo. Como se Kaká ou Ronaldinho Gaúcho resolvessem jogar agora no Brasil.

Flamengo e Vasco tem que agradecer ao cara.

O Campeonato Brasileiro só foi notícia de verdade lá fora por ocasião do milésimo Gol.

Assumiu todos os filhos que teve. (Né Pelé?)

Chamou a responsabilidade para si e não amarelou. (Ihhhh aqui tem um monte de gente que amarelava com uma facilidade. Em 82, em 86, em 98- Escolha vc aqui o seu amarelão de cada Copa) Romário prometeu e cumpriu.

Deu um exemplo com a Princesinha Ivy.

Teve a maior atuação individual que vi de um jogador - Brasil e Uruguai em 93.

Por estas e outras que um remedinho de calvície não mancha sua trajetória. Mesmo sendo um ex jogador em atividade. Foi homem. Foi sério.

Ainda me orgulho de ter colocado em 1998 uns 40 outdoors em homenagem ao mesmo.
Criação minha e do Renato Alt. Meu parceiro de press and poster em Cannes.

Brasil reprovado na escola


Fim de ano. E o Brasil levou pau! 9 mil alunos brasileiros- comparados até mesmo com os Países latinos e nações mais pobres, ficamos nos últimos lugares.

Este problema não é exclusivo do Presidente que não tem estudo. Vamos ser sinceros. Pois cansa a mídia parcial. Seja aquela que resolve bater em Lula a serviço do Tucanato. Seja a que resolve exaltar Lula, por carinho ou verba.

O descaso com educação vem de longe. E não se resolve problemas de educação do dia para noite. Fomos o último em matemática.

E agora, vão fazer uma solenidade para comemorar?

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ela é carioca


Não. Ela não é carioca. Mas poderia ou deveria ser. Sofia Vergara é um encanto. E como lugar de mulher bonita é na Cidade Maravilhosa, sugiro que a mesma receba a Medalha Tiradentes. (Se deram para o Mario Testino, ela merece mais, pois é uma maravilha).

E que se naturalize Sofia Vergara como carioca. Por mais mulheres bonitas que o Rio produza, ela por aqui vai deixar a Cidade ainda mais maravilhosa. Um monumento.

Novo propinoduto - Fraude de 1 Bi

Tem uma boa frase sobre este e todos os "propinodutos":

Jabuti não sobe em poste.
Alguém colocou ele lá.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Pelas barbas do profeta -O mais irreverente locutor esportivo de todos os tempos




Quem teve infância antes da TV paga e gostava de esporte, assistia a Band. Faz tanto tempo que ela ainda se chamava Bandeirantes. Tinha a melhor cobertura de futebol. Era possível assistir desde do Juventus de Turim do Platini, ao Juventus-moleque travesso, da Rua Javari.
Esporte era mesmo um show. Mas era complicado aturar o "paulistês" de "jornalistas" como o Juarez Soares e Cia.

Porém uma exceção. O melhor locutor esportivo da TV brasileira de todos os tempos. Silvio Luiz. Um cara que sempre falou a linguagem do povão. Numa época que a líder de audiência-TV Globo-não admitia algo fora do "padrão Globo". E acabou por criar um bando de locutores sem alma.
E Sílvio Luiz sempre foi um gênio. Sem ser pausterizado como o padrão dos locutores que hoje somos obrigados a ouvir na tv.

Uma homenagem ao mais irreverente locutor esportivo de todos os tempos.

Uma espécie de Pato Donald em carne e osso. A gente até esquecia que ele era paulista, verdade seja dita, nunca secou os times do Rio. Ao contrário do resto da equipe da Bandeirantes dos anos 80/90.




segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Não somos idiotas sozinhos


Vejam os nossos amigos lusitanos entraram na onda cafona da "maior árvore da Europa".
Não estamos sozinhos com nossa árvore da Lagoa. Temos os portugueses ao nosso lado. Nesta onda natalina.

Na onda de quebrar recordes idiotas.

Como, a maior árvore de Natal da Europa.

Maior Quebra-cabeça.

Maior bolo de aniversário.
Maior infecção por bolo de aniversário.
Maior quantidade de idiotas voluntários em um único projeto.

Vamos lembrar que quebra de recordes acontecem em lugares como interior dos Estados Unidos, Minas Gerais e China.

E no link ainda tem câmera on line para você acompanhar árvore. Nossa, como vivemos até hoje sem isto?



Vejam, lá eles tiraram este "estrupício" de Lisboa e levaram para o Porto. Que motivo não tiram a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas e colocam em 2009 na Tijuca, Laranjeiras, Méier...


http://arvoremillenniumbcp.sapo.pt/

Deu no Globo on line "Lula ouve gritos pedindo terceiro mandato"

Se a vaia do Pan foi "orquestrada" pelo César Maia, alguém do PT pegou com o Alcaide do Rio de Janeiro o telefone do pessoal claque. E contratou. E falou "aplaudam".

Agora, que oposição sem graça esta.
Sem sal.
Sem cara de povo.

Com a empolgação do Alckmin.
A sobriedade do Aécio.
A simpatia do Serra.

Depois não venham culpar o Lula por conseguir um terceiro mandato.



PS:
Por estas e outras que eu nasci eternamente oposição. Não importa quem seja o Governo. Muito mais divertido.

sábado, 24 de novembro de 2007

Post de Sábado - Pessoal e Coletivo

Encontrei uma foto-completamente Família Simpson- na Feira da Providência. A família atolada na lama. Sim a Feira era no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. E eu estava lá. Mesmo que no colo. Eu estava lá.

Me senti de outro tempo. Quando coisas importadas eram encontradas apenas no retorno de viagens ou em idas ao Lidador. Ou ainda com a visita do amigo aviador (contrabandista?) que trazia toda sorte de encomendas. De discos, sim ainda LPs, a eletrônicos e bebidas. No caso do meu pai, até cigarros: Kent, L&M e 555.

Aí fiz uma pequena lista de quem viveu nos anos 70/80 no Rio, Zona Sul. Quando o Yakult era vendido por representantes na porta. Tal qual uma Avon.

Só quem é carioca da clara e da gema, e viveu nos anos 70/80, sabe fazer morrinho de areia com o pé. Se lembra do Sorvete Rico. De côco. Da Laranjinha e uvinha, que os pais não queriam que a gente bebesse na praia, mas eram vendidas pelo baleiro na saída da escola. Das balas de tamarindo enroladas e grudadas no papel, do chiclete bazooka e do caramelo Zorro. O mate o Biscoito Globo resistiram ao tempo. E continuam. São mais que produtos. Mais que hábitos. São instituições cariocas.

Quem viveu os anos 70/80 se lembra de figuras que circulavam por Copacabana e Ipanema. Tinha um cara que parecia um aborígene. Andava na praia com seu pequinês. Também tinha a Maria Pára-quedas. Esta ainda circula por Ipanema.

Também tinha o garoto propaganda.Um cara alto, com a publicidade de uma loja chamada “Di Marcelo”com a estampa do Union Jack-a bandeira do Reino Unido. E ele usava um chapéu de viking. AH, meória, passar em frente da Perucas Lady na Barata Ribeiro, e lembrar da Neide Aparecida, a eterna garota propaganda.

Quem viveu os anos 70/80 fez Ibeu em Copacabana. Ou Cultura Inglesa em Ipanema.

Teve um pediatra ou dentista em Botafogo. Copacabana ou Tijuca.

Quem viveu anos 70/80 foi no Tivoli. Se puxar pela memória encontra até alguma foto do Mafuá que tinha na Lagoa. Este pouco lembrado, mas existia lá.

Se lembra dos anúncios do Parque Shangai na Penha. Mesmo sem nunca ter conseguido convencer o pai a leva-lo. Se lembra da publicidade do Mandiopan, Rocambole Pullmann e Piscinas Tone.

Teve móveis coloniais.Horrorosos. Mas teve. Se não teve, algum ambiente com clima indiano na casa existia.

Gravador de fita de rolo era o máximo. A parede de som do Josias era sonho de consumo dos pais.

Se lembra claramente de algumas capas de disco. Dos pais, tios ou irmãos mais velhos. Um da Rita Lee, todo rosa. Do Secos e Molhados com as cabeças na mesa. De algum do Roberto Carlos. Eu me lembro do Johnny Mathis. Nem sei o motivo, mas lembro claramente deste Long Play.

Se lembra que a Barra da Tijuca era distante em quilômetros e perto em minutos. Hoje ficou ao contrário. A Barra ficou perto em quilômetros, mas distante demais em minutos.

E na Barra tinha dunas. E nada de sinais. E era uma viagem e aventura . A Barra era um paraíso. Sem engarrafamentos. Sem emergentes. E sem louras de 40 anos siliconadas.

Não se trata de um surto saudosista. Mas do relato de lembranças particulares, que acredito serem coletivas.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A indesejada - Árvore da Lagoa


A árvore da Lagoa consegue:
-aumentar a quantidade de veículos gerando engarrafamento.
-aumentar o número de colisões, pois os barbeiros resolvem pisar no freio do nada para olhar a árvore.
- aumentar o número de carros velhos no entorno da Lagoa, enguiçando e piorando o tráfego.

Eu não sei o motivo que colocam na Lagoa. A zona sul do Rio já tem beleza e atrativo suficiente. Façam esta árvore em outros bairros que precisem de fluxo.

E fazendo todo ano, por mais que queiram oferecer alguma coisa diferente, fica cada ano que passa mais cafona. Mais sem graça. Mais provinciano.


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Publicitários - Cronistas do Rio de Janeiro

Muito antes de Hermes e Renato, alguém conseguia ser criativo com recursos da Trash TV. A conhecida "Pobre Produções". Talvez os criativos desta campanha teham alguma vergonha. Não deveriam ter. A campanha do Supermercados Disco nos anos 80 é um verdadeiro depoimento de época. Recebi dois. Um satirizando as antológicas campanhas do cigarro Hollywood, só que se uma tinha orçamentos fantásticos e locações paradisíacas, esta traz o tosco levado ao extremo.

O outro apresenta um ícone igualmente dos anos 80 como o cigarro Hollywood, seus filmes e trilha na Tv. O outro ícone? He Man.

Tudo isto para uma marca bem carioca, o Supermercado, Disco.
E o mais divertido é a boa utilização de Tião Macalé.
Nojento!
Sensacional.

A qualidade dos videos não é das melhores, mas vale o esforço.




Globinho - Mio e Mao

Mio e Mao.

Dois gatinhos de massinha do Globinho super colorido. Anos 80. Bem início.

Eu detestava eles.

E sempre acreditei que tivesse sido meu primeiro contato com o idioma esperanto. Pois os murmuros deles, as vezes ouvia palavras em alemão e italiano ( na época com parco conhecimento) e ouvia palavras em francês e inglês. Ouvia claramente em francês e inglês. Além de suspeitar de palavras em japonês. Enfim, a fala deles era como um daqueles testes para saber o que você vê. No caso o que você ouvia.

Mas ainda assim esta dupla era menos chata que Teletubies.




Venezuela no Mercosul


1. A Venezuela é uma democracia sim. 1a.Chavez pode ser um populista, mas foi eleito pela escolha do Povo venezuelano e deve ser respeitado.

2. O Mercosul é algo que foi sem nunca ter sido.

2a.O que perde a Venezuela sendo barrada no Mercosur?

2b.O que perde o Mercosur barrando a Venezuela?



Hoje ouvi o cientista político Bolívar Lamounier afirmar que a Venezuela é marxista e é uma ditadura. Será que perdi estas aulas? A Venezuela é uma democracia, comandada por um populista carismático que se faz de coitadinho, de David perante Golias, mas uma democracia.
E deixa logo a Venezuela entrar no Mercosul.

E para os que ficam falando do Chavez, bem ou mal, deixo a frase do Rei Juan Carlos
"Por que não te calas..."

Chavez

Na verdade grande parte dos que defendem Chavez, defendem uma boquinha ou uma perspectiva de boquinha. Afinal ele tem din din de sobra. E a turma da boquinha gosta de din din, projeto, cargo e...boquinha.
O que me espanta é a importância que se dá ao mesmo. Chavez é caricato. É quase um personagem da turma do Didi. Ou do Chapolim.

O pior que em geral quem ataca o Chavez, acaba por ser uma defesa. Ataque do Maluf é um "must".

E me revolta as comparações de Chavez com o Comandante. Não é ser saudosista, mas Fidel tem uma importância histórica. Fidel é um dos homens mais importantes do século passado. E Chavez não tem origem alguma na esquerda. E eu vejo muita gente na esquerda defendendo Chavez, forçando a barra para rotular o mesmo na "esquerda", mas na verdade mitificam o Chavez pela perspectiva de uma boquinha.


Diálogos insólitos


Figura 1:
-Que feriado é mesmo hoje?

Figura 2:
-É pelo Zulu. Dia do Zulu.

Figura 1: (espantado)
-Zulu? - pequena pausa ...
Ah, entendi, Zumbi.


Figura 2: (aos risos)
-Isso, isso, Zulu, Zumbi....Consciência negra, né?

A foto é do Paulo Zulu.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Miopia em marketing


Após o campeonato brasileiro, tem uma ou duas datas antes das férias dos jogadores. Que motivo impede os dirigentes de Flamengo e São Paulo de criarem o DESAFIO DOS PENTA CAMPEÕES ? Um ou dois jogos onde teriam 10 títulos brasileiros em Campo? Onde o vitorioso poderia se "auto proclamar Super Penta Campeão"

Bilheteria de casa cheia pelas duas torcidas empolgadas. E um grande espetáculo.

A "Taça de Bolinhas", bem, sinceramente ela é feia pacas. Parece um daqueles brinquedos na mesa de executivos. Pode doar de presente ao Botafogo, Ponte Preta, Americano de Campos ou a algum time com menos títulos que precise de uma Taça para sua coleção.

PS: Esta Taça de Isopor criada pelos artistas do Salgueiro tem algum mérito ter sido feita por torcedores, agora dar volta Olímpica com a mesma, me lembrou da patética Volta Olímpica com a "Caravela".

domingo, 18 de novembro de 2007

Independente Futebol Clube

Este blog não é petista, nem tucano.

Não se esquece dos erros de FHC, nem cerra os olhos para a gestão populista de Lula.

Este blog também não é pro César Maia ou contra César Maia.Apenas presta atenção na cidade que se vive.

Vale lembrar que uma das melhores coisas da multiplicidade de opinião é esta. Ela anda cada dia mais independente. Mais livre.

Os jornais e a grande mídia ainda vão ter a certeza que eles deixaram de vender informação e opinião. Agora eles vendem influência.

Cada vez mais a opinião será múltipla. Mais livre. Mais acessível.




Domingos




Domingos eram dias de acordar cedo para ver o Campeonato Italiano.

Para ver Maradona com a camisa do Napoli.

De se emocionar com um poeta que escrevia com os pés.

Para ouvir Bella Ciao. Pensar num mundo mais justo.

Maradona não joga mais.

E a palavra “mundo justo” parece que saiu de moda. Foi incorporada por alguma ONG oportunista com um pensamento classe média disfarçado e um bom mocismo eclético, chato e rentável para alguns espertalhões.

Mas Bella Ciao sempre será Bella Ciao. Com Ives Montand. Na versão clássica ou na versão do Jethro Tull italiano, o Modena City Ramblers

MCR.

Bolsa Familia para classe média


Lula vai crescendo no eleitorado mais simples graças a uma medida populista-vale lembrar que foi criada por FHC e operada com competência pela companheirada: o Bolsa Família. Populismo sim. Claro. Mas, cá entre nós: Se Lula criasse um Bolsa Família para classe média , você recebendo um cartão com um crédito de 10 mil reais/mês, confesse, você leitor do Mainardi convicto. Morador da zona sul carioca, não votaria por toda uma eternidade no Presidente Lula?

A política vai sendo feita na base do 1 Real sem nenhum projeto estruturante de País que passe pela melhoria educacional do povo. Continua se dando o peixe, ensinar a pescar não. Assim o povo aprende a andar sozinho, e isto populistas nunca querem : um povo politizado e com senso crítico.

sábado, 17 de novembro de 2007

Oscar Niemeyer 100 anos


"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."

Oscar Niemeyer

Viva a Curva da mulher. Viva um gênio com um século de vida.

Obs:A casa de esquina ,Visconde de Albuquerque com a Lagoa-Barra, é um projeto do gênio. Seria um bom local para um Centro Cultural Niemeyer no Rio de Janeiro.

Alterações idiotas no tráfego


Existem alterações no tráfego que não tem como a lógica e o bom senso terem sido cogitados.

Só pode ser para agradar ou algum morador, ou alguma empresa que se interesse em tal traçado burro. Um traçado que prejudique o coletivo em função do particular.

Podemos citar claramente dois trajetos que se foram traçados sem má intenção para agradar alguém, com certeza foi pensado por algum imbecil. Se foi feito com o intuito de atender, ainda sim quem fez foi um imbecil. Um imbecil bem mandado, talvez bem agraciado, mas ainda sim um imbecil.

Caminho idiota número 1

Retorno criado na Barra, próximo ao Shopping Barra Point. O intuito era atender os moradores do Jardim Oceânico, que pouco serviu, mas conseguiu criar engarrafamentos no Itanhangá e na entrada da Barra. Palmas para o gênio. Merece apurar o responsável e garantir que o mesmo nunca mais obtenha um novo mandato. Ou proibir o mesmo de cogitar ou legislar sobre tráfego.

Caminho idiota número 2

Vindo da Barra, para ir a Gávea, o fechamento da rua na saída do Tunel, com o intuito de atender meia dúzia de moradores é um absurdo. Faz com que o deslocamento da Barra para a Gávea seja ampliado em 40 minutos. Isto mesmo, na hora de rush, traçar um caminho que fica 40 minutos mais distante. Eu não entendo como moradores da Barra, que estudem na PUC não se mobilizem para tirar aquela arbitrariedade do fechamento.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Rio, eterno


Sem dúvida os anos 50, devem ter sido uma bela época. Euforia do pós guerra, big bands, dignidade masculina e outros valores interessantes que ficaram pelo meio do caminho. Com um dia em preto e branco, ou melhor, um dia com chuva, o Rio fica terno e eterno. Candidamente em preto e branco. Esta foto do Copa, da Pérgula, mostra que em alguns lugares o tempo ainda não passou. Neste caso, ainda bem.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Pequenas Observações quase insólitas 2



A escadaria do prédio que abriga o Instituto Benjamin Constant ,de apoio aos deficientes visuais, é insólita pela sua atual proposição de um Instituto para pessoas com problemas visuais.
Bem ali na Urca, um belo prédio. Com uma gigantesca escadaria plantada na sua entrada. Um exemplo de difícil acessibilidade.
Por mais que digam que existe uma entrada lateral...

Pequenas Observações quase insólitas 1



A Escola Anne Frank, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, fica exatamente em frente ao...
Consulado alemão. Bem, não é necessário lembrar a história de Anne Frank.


Parece ou gafe ou provocação.

Esquentando os tamborins


Gracyanne Barbosa, a escolhida pela Estação Primeira, é maravilhosa.

Mas... ano passado saiu no Salgueiro.

Este ano vai vibrar com a Mangueira. Nenhum trocadilho.

Acho estranho. Antigamente as pessoas deveriam ter uma identidade com a Escola de Samba.

Mas, independente da Escola que ela for desfilar em 2008 ou 2009, merece “Dez. Nota Dez”

Brasil - Recordista mundial em casos de lepra

As manchetes comentam que menino morto em Nova Iguaçu não teve dengue. Teve leptospirose. Quase como se na entrelinha estivesse escrito, “ah, bom não foi dengue não”. Uma criança de 8 anos morrer por uma doença ligada a falta de saneamento no século XXI é tão envergonhante quanto morrer por causa de um mosquito.

E o que me surpreende é que ninguém noticie uma mazela envergonhante.

O Brasil é o líder mundial em casos de hanseníase. A popular Lepra. Enquanto no mundo inteiro a lepra caminha para se extinguir, no Brasil ela se alastra. Silenciosamente pois a imprensa não noticia.

Aqui do nosso lado, na Baixada Fluminense, estima-se 1 caso por mil pessoas. O que se configuraria em um dos maiores percentuais da doença no mundo e um quadro de epidemia. Um caso de descaso com a população.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mas que nada

Fico feliz de ver Sérgio Mendes "descoberto" pelas novas gerações. Eu, desde criança, ouço e considero o mesmo um gênio do porte dos grandes gênios musicais. Esta canção tem o melhor piano da mpb, pop, jazz fusion.Que groove!
Esta é a versão original, sem o Black Eyed Peas. É Sergio Mendes e Brasil 66.

Me lembro do LP do Brasil 66. Me lembro exatamente do LP do Benjor com esta música. Capa branca escrito "10 anos depois". Era logo a primeira faixa. Tinha "Por causa de você e Chove Chuva..." acho que era um medley.
E eu muito criança, cuidadosamente colocando a agulha e o braço do LP Player nestas bolachas pretas de vinil. Era uma aventura. Eu tinha que contar com a precisão e uma destreza para não ferir os discos. Me sentia um adulto mexendo naquela "vitrola" profissional de meu pai.




Um clássico carioca


No Cervantes conhecemos algumas coisas clássicas do Rio de Janeiro. Os sanduiches, o chopp em pé e, em geral, Fausto Fawcett por ali procurando a Katia Flavia perdida. Porém um dos fatos mais clássicos do Cervantes é sua placa:
"A retirada do abacaxi não implica na redução do preço do sanduíche"
Para os não iniciados em Copacabana, afinal o único Cervantes verdadeiro sempre será o plantado na Barata Ribeiro, quase esquina com Prado Júnior, todos os sandubas do Cervantes vem com abacaxi. Quer você queira ou não.

Bar Cervantes
Rua Barata Ribeiro, 7
Copacabana
2275-6147

foto do blog "Garfada"

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mais um da série eu odeio a Net Virtua



Interessante como ainda conseguimos ter bom humor sendo sacaneados por uma empresa...

O mundo é cada vez menos dos Nets

Não é implicância minha.
A agência que faz a campanha da Net se nega a fazer publicidade, de cuidar da comunicação de cigarros e bebidas alcoolicas destiladas. Mas não se importa em vender "drogas"?
Veja esta brincadeira que alguém fez.
Muito boa.

A pior em atendimento



Faz total sentido a Net usar um "russo" Pré Gorbachov em sua campanha publicitária.
A empresa é um dinossauro.
A sua ineficácia e ineficiencia remontam ao tempo de excesso de entulho estatal. Quando as empresas não se preocupavam com clientes pela inexistência de uma economia de mercado.

E a Net, mesmo sendo uma empresa com o objetivo de lucro e de conquistar clientes, é uma das piores empresas em atendimento e prestação de serviços.
A Net deveria ser uma empresa de ponta. Mas se comporta péssimamente.

Quer um exemplo ilustrativo.

Você liga e pedem
-"Digite seu código Net composto por treze números.
"
Sabe o motivo?
Para eles ganharem mais tempo.

Este código que você vai digitar em nada serve. Ele não entra no sistema.

Se você nada digitar e esperar, dá no mesmo.


A Net é a empresa que se comporta como uma "espertalhona". Merece um blog só para ela. Para falar mal, é claro. Alguns links de clientes também insatisfeitos:

http://notacoberta.tipos.com.br/arquivo/2007/08/23/eu-odeio-a-net

http://novo-mundo.org/log/2007/03/14/nao-assine-net-virtua-e-uma-enganacao/


http://br.br101.org/002156.html?page=7&from=10&comments_per_page=10

Apagão elétrico


A marca criada pelo diretor de arte Hamilton Azeredo esta aí. Depois não venham dizer. "O Governo não sabia da possibilidade" Como fez Governo FHC com seu apagão. Como fez Lula com seu apagão aéreo. Se nós sabemos que o Apagão Elétrico é uma possibilidade, não se vê nada para mudar. Apagão 2010 vem aí. Não é agouro ou boca de sapo. Está na hora da imprensa começar a fazer matérias sobre o assunto.