sábado, 1 de novembro de 2008

Não. Julio Iglesias não morreu


Por mais de uma vez , na verdade umas 4 vezes. E no último mês, vindo de pessoas de núcleos diferentes, ouvi a pergunta: "Julio Iglesias morreu?". 
E eu tenho respondido: 
"Mais ou menos". 
Porém vi num outdoor que o mesmo vem fazer um show no Rio agora em novembro. 

Será uma forma de certificar que, assim como Elvis, Julio Iglesias não morreu. Porém Elvis continua muito mais vivo. Como sempre foi.

Viva Elvis!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008




Que os "beatlemaníacos" me perdoem, mas a maior banda inglesa de todos os tempos foi esta. The Clash. 


Nigella na sexta-feira


O legal do blog é receber alguns mails protestando que esta semana postei pouco. É verdade. Foi uma semana de "pré-estréia". Mas hoje é sexta. E como todo dia é dia de mulher bonita e interessante. Posto aqui a foto de uma inglesa que sempre que elogio, recebo reclamação em coro das mulheres que buscam a imagem esquálida.
Nigella Lawson, além de ser um colírio para os olhos cozinha como ninguém. O que para quem adora comer faz a felicidade.
Sem conotações sexuais, por favor. Apesar  do ato de degustar trabalhar todos os sentidos. Tal qual o sexo.
Viva Nigella.
Viva o bem comer.
Um erro a gula ser pecado. O pecado deveria ser a fome.

Alfama e Fado


Em funcão do post anterior, recebi um mail, que ainda não consegui abrir de minha amiga Margarida Ferreira. Fados e Lisboa, presumo.

Margarida é uma pessoa que tenho grande carinho. Além de considerar futebol um assunto sério demais, assim como eu, sabe equilibrar o nosso "marquetês" com a vontade da descoberta das coisas simples e das complexas, mas fundamentalmente, das coisas interessantes. Conjugar modernidade, inovação sem abrir mão de alguns valores fundamentais é um sacerdócio.
Tenho uma gratidão. Foi ela que me "apresentou" Ericeira, que se tornou uma espécie de santuário pessoal nas terras lusitanas. Vou religiosamente toda vez que posso. E me revigoro.
Nos sabores, a certeza realmente de sermos um pouco lusitanos.
O link do blog da Margarida eu postarei aqui em breve.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Post Poético -


Me devolve Alfama,
 os fados e os sonhos de Lisboa?

Me devolve, entre outras coisas, o meu bairro?

Amores são como o local 
que a gente nasce e ama.

Meu amor, meu tesão, minha eterna e terna Copacabana.

Gabeira


Gabeira feliz. Não ganhou a "Prefeitura" e com isto ter que ir ao "Piranhão"* todos os dias. Ter que ir a inauguração de quadra de futebol na Pavuna.Ter que dar um pulo numa Escola em Santa Cruz. Ele vai poder se sentir "eleito" como o Prefeito da Zona Sul e usar seu discurso ético em Ipanema e Brasília. Nasceu como "liderança" com a bandeira do "carioquismo" e da ética para um Senado ou um Governo do Estado. A onda foi eleitoral, mas o que ele representa, ficou claro. Pode herdar os votos do carioquismo César Maia.

Mas sobre a imagem do bom deputado, uma farpa.
Não. Não vou acusa-lo de ser uma UDN do youtube.

Se nos debates Gabeira tentava passar uma indignação e ficava parecido com o saudoso Senador Jefferson Peres, nesta foto ele parece uma cruza do Jefferson Peres com a Denise Frossard.

Viva a Ética.
Viva Jefferson Peres.

*Aos não cariocas "Piranhão" é o apelido do Prédio sede da Prefeitura do Rio

El Diez


Bem, uma coisa a Argentina ganhou do Brasil. A bola que o técnico joga. (Se bem que o Luxa dizem ter sido um dos maiores pernas de pau da história e se saiu um bom e vitorioso técnico, apesar do português com neologismos e das unhas pintadas. Mas o Dunga nunca jogou nada em campo e mostrou que fora dele menos ainda).
Mas o que representa a escolha de Maradona como técnico?
Primeiramente um revival quando a Argentina foi vitoriosa.
Pode ser isto.
Mas com certeza pode dar ao time argentino "bolas" -"cojones" , referência e estilo.
Ganha o futebol.
Ganha o espetáculo.
E Maradona mais uma vez mostra a coragem de não ter medos.
Coragem para encarar desafios.

Ao maior jogador de todos os tempos que vi jogar, e que tenho a camisa assinada, com dedicatória, como um troféu especial, Boa Sorte. Mesmo ele sendo técnico da Argentina.

Na foto Maradona ao lado de um outro cara que jogou boa bola e tem se saído bem como técnico. 

domingo, 26 de outubro de 2008

Eleições no Rio - Em busca do carioquismo perdido


Escrevo sem saber se deu Paes ou Gabeira.
Mas vale uma pequena reflexão do que fica desta eleição carioca.

Arranhão na imagem de Paes
Independente do resultado, Paes, que havia se preparado para ser um "cara moderno", sai desta eleição, arranhado. Se tornou um politicão das antigas. As práticas usadas na campanha não condizem com a imagem que o jovem e bom deputado sempre pareceu defender. Se comportou de uma forma excessivamente pragmática e, em alguns casos, pouco elogiosa. Como no estilo "sucesso a qualquer preço". Claro que caso a vitória venha, ele escreve sua história a partir da conquista e boa parte esquece.

Participação Popular
Pouco importa se Gabeira ganhou ou perdeu. Uma coisa que a gente não viu na década passada. "Participação Popular". A campanha de Gabeira, mesmo tosca e com poucos recursos, em função da história de vida do mesmo, foi capaz de agregar. Por mais que fosse um tucano verde, por mais que tenha atingido a direita encabulada e despolitizada, recuperou o "carioquismo" que andou em baixa nos anos "Rosinha-Garotinho".

Cabral e o futuro na Cidade
O mesmo "carioquismo" recuperado pela campanha de Gabeira, cria uma sinuca de bico para Sergio Cabral. Ele e seu candidato a Prefeitura, por encararem no segundo turno um Gabeira e não um Crivella. Se com Crivella eles teriam sua imagem de "cariocas e modernos" reforçadas, o enfrentamento a Gabeira,  acabou por possibilitar a transformação  do Governador na nova imagem e semelhança do casal Garotinho, que tinha uma rejeição absurda no circuito da "inteligentzia carioca". Cabral agora terá que fazer algo mais que caminhar na Orla "EM BUSCA DO CARIOQUISMO PERDIDO".

Carnaval chegando


Todo fim de ano, que se anuncia com a chegada do calor, faz uma prévia de convocação para o Carnaval.

Não pretendo trair meu coração da Mocidade, mas vou abrir uma possibilidade, atendendo a pedidos, de também dar uma torcidinha pela Viradouro. Boa Sorte.


Praga

Passei estes dias pensando em Praga. 
Pensando muito.
Saudade enorme de caminhar pelas ruas, de atravessar a ponte "fodona".
Por coincidência, recebi este link por mail:


http://www.earthcam.com/czechrepublic/prague/index.php?goto=live