O mercantilismo de tentar fazer o Desfile de São Paulo em um espetáculo nacional, fere o bom senso, a dignidade até mesmo dos sambistas de São Paulo.
O Desfile do chamado Grupo de Acesso, que acontece hoje no Sambódromo do Rio de Janeiro, mesmo com a diferença das Escolas do Grupo Especial que desfilam no domingo e segunda, que tem a LIESA e o apoio de muito dinheiro é muito superior ao que a TV Globo tenta empurar goela abaixo do telespectador com o Desfile de São Paulo.
Não se trata de um bairrismo. São Paulo tem uma grande importância para a cultura, para a economia, mas em se tratando de "Escolas de Samba" é uma barra forçada transmitir para todo o Brasil o Desfile de sexta e sábado. Falta história, peso, tradição, comunidade e sobretudo samba.
Você veria o jogo da Terceira Divisão do Campeonato Coreano de Futebol?
Pois é.
Apesar da distância em dinheiro que separa as Escolas que desfilam hoje das do Grupo Especial, elas tem muito valor. E tem samba.
Por isto hoje quem quiser ver Desfile de Escolas de Samba, sintonize na CNT que tem a apresentação do Paulo Stein no Desfile da "Lesga". Caprichosos, União da Ilha, São Clemente, Estácio...merecem o aplauso e audiência.
O site da "Liga da Série B" para quem quiser outras informações.
http://www.lesga.org