sexta-feira, 14 de maio de 2010

Viver a Vida

Quem olha apenas os números frios e diz que Viver a Vida teve um Ibope baixo fala bobagem. Não estou saindo em defesa da TV Globo ou do Manoel Carlos. Ambos não precisam de defesa. Mas profissionais de comunicação, devemos olhar o todo. Comparar Viver a Vida com o Ibope de novelas do início da década, não faz o menor sentido. Em 8 anos a quantidade de computadores, acesso a internet e games aumentou em 2o vezes. Ou seja não podemos julgar o produto, mas sim o meio. Quem perdeu audiência foi o meio TV . Redes como Bandeirantes e Rede TV perdem para os meios internet em diversos horários. O que hoje se vê é o share. E no Share(parcela das TVs ligadas), Viver a Vida foi imbatível no horário. Perdendo apenas para o jogo Flamengo e Corinthians. E as ações de merchandising (ok, exibitécnica eletrônica) em Viver a Vida foram o maior sucesso da história da TV Globo nos produtos de teledramaturgia. A novela em si foi leve. No estilo Manoel Carlos, nosso Robert Altman. Mosaico de personagens. Onde todos tem espaço para brilhar. Todos podem ser protagonistas por alguns capítulos. Cada ator pode crescer, dependendo do seu desempenho e do gosto do autor. Um texto sempre delicioso. E de quebra cenas maravilhosas do Rio. Que a gente agradece a Deus pela Cidade. Que com todos os problemas, tem muita coisa maravilhosa. Algo que envolva Rio de Janeiro. Texto bem escrito. Alta participação de share de mercado. Recorde de ações de merchandising só pode ser chamado de sucesso.

A única observação é que a "verdadeira Helena" foi a Lília Cabral e não a Taís Araújo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Futebol Brasileiro "DOC" Denominação de Origem Controlada

Entendam que não é um discurso contra a Pátria. Mesmo porque a expressão "Pátria de Chuteira" parece coisa de regime populista ou totalitário. Mas pelo bem do futebol brasileiro, merecemos, se possível, sermos eliminados na primeira fase. Quem ama o bom futebol deve pensar assim.

O Dunga realmente é coerente. Nunca jogou bem futebol. Parece que nem anos de análise conseguem resolver os dribles que ele levou do Maradona, do Ronaldinho Gaúcho e de outros que sabem jogar bola. Ele agora teve a oportunidade de sua vendetta contra o bom futebol.

Por mais que compreendamos o critério de "grupo fechado", (que para mim o nome é "panela"), ele traiu seus próprios critérios ao escolher o Grafite e o goleiro Gomes. Não pelas qualidades ou defeitos, que não entro no mérito, mas pela não presença de ambos em suas listas anteriores.

Sei que diversos técnicos foram condenados por alguma escolha. Foi assim com Telê com Waldir Perez, depois com Elzo. Com Lazaroni e Bismarck e tantas outras escolhas de "homens de confiança" que parece que só jogavam para o técnico. Até do Zé do Carmo me lembrei. Mas Dunga se superou e conseguiu ter na sua convocação, um time inteiro de escolhas duvidosas. Um time inteiro de "Zés do Carmo".

Também não discordo de Dunga quando diz que existem jornalistas que são lobistas. Bem, no caso dos jogadores do Santos, o lobby seria pelo bom futebol. E pela surpresa que jogadores desconhecidos poderiam causar no Mundo.

Este é o time que vestido com a camisa da Seleção Brasileira, dirá que é o Brasil. Mas com certeza está longe de poder ser chamado de Brasil. Parece até que a teoria da conspiração se comprova "O Brasil não pode ganhar mais uma Copa". E outras bobagens que surgem nos textos por e-mail.

Como patrocinador eu reclamaria. Pagaram a CBF pela Selecão Brasileira e ganharam um genérico. Um time sem graça e sem talento.

Evitem comparações com 1994. Aquele time era esforçado e, acredite, era o que de menos pior tinha.Saiu desacreditado, mas diferente do time do Dunga, não tinham talentos sobrando. E no ataque tínhamos um Romário no auge e um Bebeto que serviu maravilhosamente bem. Hoje temos um time que mais parece o time do Goiás ou de alguém que dispute a Segundona. Um time recheado de reservas em seus clubes. Algo inimaginável para Seleção Brasileira.

O time do Dunga(que não pode ser chamado de Brasil) pode ganhar? Pode. São apenas 7 jogos. Mas quem perde é o futebol. Brasileiro e mundial com a vitória de um time que não tem a menor cara de futebol brasileiro.

Pelo esporte. Pelo business. Pelo futebol. Pelo Brasil. Se alguém torcer por Portugal Costa do Marfim, Suiça, Chile ou Espanha, não repreenda. Pode ser o que de mais apaixonado reste a uma pessoa que realmente ama o futebol brasileiro.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pesquisa Data Rio - Camelôs

Existem atividades que não podem ser resolvidas pura e simplesmente com a proibição. Elas demandam inteligência para disciplinar em nome do bem comum. E entender que bem comum é da Cidade e das pessoas que vivem nela. Nunca com populismo ou elitismo, mas com sabedoria. Alguns dados da pesquisa apresentada na sexta na Band News com o Boechat e Rodolfo Schneider.

O Sr(a) Já comprou alguma coisa no camelô na Cidade do Rio de Janeiro?



SIM 77%

NÃO 08%

NS/NQO 15%





Caso o Sr Tenha comprado algum tipo de produto, cite um deles,apenas um
(Somente para SIM Pergunta 1)

Alimentação/Balas/Chicletes/Chocolates 42%

CDs/DVDs/Games 09%

Brinquedos 08%

Eletrônicos 05%

Celulares e acessórios 04%


Calçados 04%

Vestuário 03%

Artigos para o lar não eletrônicos 03%


Outros 08%

Não sei/não quero opinar 14%


O sr(a) conhece alguém que tem o hábito de comprar em camelôs mais de uma vez por mês?


SIM 82%

NÃO 09%

NS/NQO 09%


Como o Sr(a) julga a melhor definição do camelô?


Bons preços 21%

Úteis/praticos 19%

Desordeiros 16%

Populares 07%

Trabalhadores 07%

Confiáveis 06%

Vítimas do desemprego 05%

Não confiáveis 05%

Desonestos 03%

NS/NQO 11%



O Sr(a) gostaria que tivesse mais camelôs no seu bairro de moradia?




SIM 20%

NÃO 67%

NS/NQO 13%

O Sr(a) gostaria que tivesse mais camelôs no Centro da Cidade?

SIM 11%

NÃO 77%

NS/NQO 12%



Objetivo:
Levantar junto a eleitores da área de estudo a percepcao sobre o Camelô.
Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
3 e 4 de maio de 2010
Universo:
A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo
400 entrevistas
Amostra:
Representativa da população das áreas em estudo, elaborada por quotas proporcionais em função das variáveis significativas a saber:
-Sexo
Dados TSE
-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +
-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE

domingo, 9 de maio de 2010

Os cariocas e a Copa do Mundo

Pesquisa do Data Rio, publicada hoje na Coluna do Ancelmo Góis, mostra que os cariocas não estão levando muita fé na Seleção do Dunga.

O Sr(a) está empolgado com a Seleção Brasileira na participação da Copa da Africa que começa no dia 11 de junho?

Qual destas frases resume melhor a sua posição


SIM, Empolgado(a)
Temos tudo para ser campeões fácil, fácil 11%

Mais ou Menos,
Talvez sejamos, mas não somos favoritos 43%

NÃO. Nem um pouco empolgado 35%
Este time é ruim

NS/NQO 11%

Se mulher entende ou não de futebol eu não entro no mérito, mas com certeza são bem mais exigentes e críticas, inclusive com o Dunga. Apenas 5% das mulheres cariocas pesquisadas acreditam que temos tudo para sermos campeões, enquanto entre os homens o otimismo é de 16%.



Objetivo:
Levantar junto a eleitores da área de estudo a percepcao sobre a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2010.
Local:
Município do Rio de Janeiro

Período do Campo:
27 e 28 de Abril
Universo :A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo 450 entrevistas

Dia das mães

Diversas vezes comento que considero Nelson Cavaquinho tão talentoso quanto Cartola. Mas a mídia prefere Cartola, quase que em detrimento a Nelson Cavaquinho. Como se não houvesse espaço para os dois. Dois gênios populares que merecem reverência.

O que tem com o Dia das Mães?
"Cuidado com a outra".
Uma pérola de Nelson Cavaquinho.

"...Vou Abrir a porta,
mais uma vez
pode entrar
É dia das Mães,
eu resolvi lhe perdoar..."