segunda-feira, 15 de março de 2010
Sobre os Royalties do Petróleo
A existência dos royalties do petróleo difere de um mero imposto para resolver questões sociais de um País com uma gigantesca dívida social. Royalties são para compensar e indenizar os problemas que o petróleo, batizado de "excremento do diabo", pelo venezuelano Juan Pablo Pérez Alfonso, traz para uma região. Seja pelos investimentos em saúde, segurança e geração de empregos que uma região tem que efetuar em função do petróleo ou transporte, logística e o risco da possibilidade de desastres ambientais
O Brasil tem enormes problemas sociais para serem resolvidos. Sem dúvida. E esta "crise" serve para acordarmos e ver que o Brasil vai muito além da Região Sudeste. Temos um país continental e assim deve ser pensado. A partilha das novas descobertas do "Pré-Sal" assim já foram pensadas. Porém mudar regras da atual partilha, mudar as regras do jogo no meio do jogo, é mais do que tungar o Rio de Janeiro. É abalar a credibilidade do Brasil no cenário internacional. Ela reforça a tese da falta de seriedade e confiança jurídica do Brasil. E a Câmara mais uma vez se mostrou aliada ao atraso e ao populismo.
A postura não deve ser beligerante, mas de sabedoria. Mesmo porque querer falar grosso em ano eleitoral é complicado e pode ser desastroso e burro. O movimento deve ser de inteligência. E não de jogar o Brasil contra o Rio e vice versa. Pede inteligência que isto não seja utilizado de forma eleitoreira pelo "eixo PSDB" para entrar nos grotões onde hoje não entra, seja pelo eixo "Lula" que adora jogar pobres contra ricos, coitadinhos contra poderosos etc e tal. Ou seja, movimentos bruscos podem causar mais problemas que soluções. Apelemos para a inteligência e discernimento e não arroubos juvenis. Interlocutores cariocas deveriam procurar Dilma, Serra, Marina e Ciro e garantir deles um compromisso público de não mexer no jogo em curso. Dos quatro. Para que isto não seja usado de forma eleitoral. Nem no Rio de Janeiro ou lá nos grotões.
O Brasil é um só. O Rio é o resumo do Brasil. Esta postura irresponsável e eleitoreira da Câmara atrapalha muito mais o Brasil do que ajuda. Tentaram bater a carteira do Rio, mas se passar pelo Senado ou não tiver o veto do Presidente Lula, quem será roubado é o Brasil e a credibilidade de um País.
Guto Graça
Marcadores:
petroleo populista,
Rio de Janeiro,
royalties do petroleo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário