sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio +20 - Saldo positivo para Cidade

Se o resultado "ecologicamente" foi de poucos avanços, para a capacidade do Rio em grandes eventos foi um excelente teste. E a Cidade foi aprovada. Vivemos um mega evento com participação social, pompa e circunstância ao mesmo tempo. Ainda vimos manifestações populares num show de participação de verdade. Num show de democracia. Ainda que o pensamento politico-econômico-social ser hoje tão pasteurizado dentro da "social democracia" vigente quase ditatorial. Vimos manifestação de verdade e não "flash mob" com assinatura de marketing.


Mas no quesito, Cidade Sede, o Rio  deu show. As instalações. As interferências. A programação. Variada e quase impossível de acompanhar. Parece que faltou um local de convergência total e intuitiva. Um canal Rio+20. Um ambiente. Fica a dica. Mas o Rio. Cidade. Estrutura. Foi muito bem. Pequenos engarrafamentos para passagem de Comitivas, mas nada tão mais estressante que o dia-a-dia. A Prefeitura pareceu bem capacitada. A orquestração entre esferas de poder, pelo cenário externo parece ter funcionado. Em que pese pequenas reclamações particulares que devem ser apuradas. Mas a Cidade recebeu o selo de aprovação. Ao menos de um cara que é apaixonado pelo Rio. E por isto mesmo não perde o senso crítico. O Rio foi muito bem no teste. E a curadoria de eventos foi muito boa. O Rio não deveu a nenhum grande Centro mundial em termos de programação, conteúdo e eventos. Foi uma nítida demonstração deste mundo novo que vivemos, onde Países anteriormente secundários, hoje são protagonistas. Somos protagonistas. Somos novos atores do cenário mundial. Passa pelo Brasil. Passa pelo Rio. E a qualidade do apresentado nestes dias foi uma clara evolução.


Momento único que esta Cidade está vivendo. A história não é linear. Este momento será de constar nos livros.


Choveu? Sim. E ainda assim a Cidade funcionou sob chuva intensa com um Mega Evento como a Rio+20, a UNCSD. Uma centena de Chefes de Estado. E a Cidade não pareceu mais estressada que numa sexta feira do mês de setembro. A Feira da Providência já incomodou muito mais no passado que um Mega Evento como este. Ou seja, evoluímos muito. Centenas de Chefes de Estado causam menos tumulto que dezenas de barraquinhas de Países. E o Corcovado estava lindo numa foto em cinza, branco, preto e verde. E isto basta. 

Nenhum comentário: