Recente pesquisa que pude acompanhar, mostra a carência de "Nomes Nacionais" no cenário político.
Oportuno e veloz, o Governador Cabral pode já ter feito leitura similar.
A bela campanha publicitária que o Governo do Estado colocou na rua, "RJ A Marca Registrada do Brasil", além de celebrar o bom momento que o Rio vive e exaltar nossa auto-estima, ela dá o primeiro passo rumo a eleição presidencial de 2014. Pode parecer longe. Mas não é.
Cabral já entendeu que quanto mais "Rio" , mais ele se credencia para ser um provável candidato a sucessão de Dilma. E um Estado que se apresenta como uma "Ilha de Excelência" com final de Copa, Jogos Olímpicos, diversas obras, queda dos índices de violência e aumento de investimentos é mais que um Estado. É uma plataforma política ilustrada.
O leque de opções de Cabral é amplo. Pode ser candidato a Vice. Pode ser candidato ao cargo máximo, tudo dependendo de como será negociado com Calejados Caciques do PMDB nacional. Coisa que não é fácil. Ou quem sabe, se a popularidade e o nome nacional confirmados, embarcar num PSD e com a boa imagem do Rio ser catapultado ao Palácio do Planalto.
A verdade que está campanha publicitária é mais que boa, ela é ótima, pois fala de uma verdade. O Rio é a marca registrada do Brasil por uma razão simples, o Rio resume o Brasil. E finalmente um político soube ler isto, sem provincianismo ou bairrismo. Mas como exaltação da brasilidade através do carioquismo explícito.
E não achem que esta crise dos Bombeiros revela apenas uma necessidade da Corporação. Reinvidicações justas, que estão encontrando respaldo na população e que com sabedoria e coerência serão resolvidas. Mas esta crise envolve sim a grita de grupos políticos que estão sendo oportunistas. Longe de pensarem numa solução necessária para os Bombeiros, estão querendo é atear fogo no Estado.
2 comentários:
Guto Graça,Guto Graça
Aderiu ao Governo Cabral?Você elogiando alguém só pode ser com algum motivo.Não é Mainardi do olho azul
Aécio caiu do Cavalo e o Cabral vai cair nas pesquisas depois do escândalo que veio a tona na Bahia.Jatinho de um,aniversário de outro, helicoptero de mais um.Poder se mistura com dinheiro no Brasil.Lá fora dá cadeia e renúncia.
Postar um comentário