terça-feira, 16 de junho de 2009
Metrô 20 anos depois
Fiquei uns 20 anos sem pegar Metrô. Para ser exato 21 anos. Tirante o ano de 2007, que peguei por algumas parcas vezes ocasionais. Mas agora , com o conforto de ir door to door , literalmente, sem tráfego o Metrô tem substituído o carro com maestria.
O que notei :
1)Em duas décadas a Linha 1 ganhou apenas 3 Estações. O que é nada. Rigorosamente NADA.
2)O Metrô realmente encheu. Transporta hoje 3 vezes mais gente e nada mudou. Apenas colocaram mais gente. Mas daí as matérias dizendo de condições não humanas, só pode ser brincadeira ou desconhecimento do tipo de transporte de massa. Até em Cidades de primeiro mundo, na hora de rush é hora de rush. Reclamar da qualidade do serviço, como leio nas cartas do leitores do O Globo , não faz sentido. Parece um elitismo burro e míope.
3)As pessoas no Metrô parecem demonstrar mais educação ou solidariedade. Cedem lugar para idosos.
4)Temos o menor metrô do mundo. Poucas linhas cortando a cidade. E muitas paradas por Linha. E não se tem a figura do Expresso, que pare em menos Estações dando mais velocidade em alguns momentos do dia ou da noite. Prestigiando a utilização de estações estratégicas.
5)O preço do bilhete é de 1 Euro. O que para a realidade de um povo que ganha menos de 200 Euros por mês de salário mínimo é sacanagem. Daria uns 14 Euros por semana. Carte Orange Paris custa uns 16 Euros pelo mesmo período.
6)O que faz não terem feito o trajeto da Linha 2 passando pela Zona Oeste? Super carente de transporte de massa ? E não ir até o Aeroporto ? Seria um diferencial competitivo do Rio para grandes eventos , como Jogos Olímpicos. Será que quem traçou não presta atenção quando viaja? Não conhece cidades e soluções? Metrô chegando no Aeroporto é um diferencial para receber grandes eventos.
7)A acessibilidade para cadeirantes é péssima. Ao invés de gastarem mais de 1 Bilhão para integrar a Linha 1 e Linha 2 sem troca, o que é uma bobagem pois a baldeação é normal em qualquer lugar do mundo, eles poderiam investir em acessibilidade. Na Linha 2, por exemplo. Como a sociedade não se mobiliza para debater este tipo de assunto? Uma empresa privada, concessionária deste tipo de serviço não pode decidir a aplicação de mais de 1 Bilhão sem ouvir a sociedade.
Não precisa ser especialista em transporte, em alguns casos, basta o bom senso.
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2 comentários:
Me engana que um cara chique como você usa metrô. Haháhá...
Tá se lançando a candidato político?
"Eu sou do povo"
bjussss
Tati
Tenho usado metrô sim. É bem adequado. Ecológico. Econômico e, usando fora dos horários, como tenho usado, é vazio. Bjs, GG
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