sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desfile de Escolas de Samba de SP - Uma violência

Entendo e respeito o direito de se fazer Desfile de Escolas de Samba em toda e qualquer cidade. Mas daí a tentar trasformar o Desfile de Escolas de Samba de São Paulo em um espetáculo como o do Rio é uma barra forçada pela TV Globo. Algo não natural. Seria como resolver fazer um "Festival de Paritins" na Avenida Paulista para atender os anunciantes do maior mercado.

O mercantilismo de tentar fazer o Desfile de São Paulo em um espetáculo nacional, fere o bom senso, a dignidade até mesmo dos sambistas de São Paulo.

O Desfile do chamado Grupo de Acesso, que acontece hoje no Sambódromo do Rio de Janeiro, mesmo com a diferença das Escolas do Grupo Especial que desfilam no domingo e segunda, que tem a LIESA e o apoio de muito dinheiro é muito superior ao que a TV Globo tenta empurar goela abaixo do telespectador com o Desfile de São Paulo.

Não se trata de um bairrismo. São Paulo tem uma grande importância para a cultura, para  a economia, mas em se tratando de "Escolas de Samba" é uma barra forçada transmitir para todo o Brasil o Desfile de sexta e sábado. Falta história, peso, tradição, comunidade e sobretudo samba.

Você veria o jogo da Terceira Divisão do Campeonato Coreano de Futebol?
Pois é.

Apesar da distância em dinheiro que separa as Escolas que desfilam hoje das do Grupo Especial, elas tem muito valor. E tem samba.
Por isto hoje quem quiser ver Desfile de Escolas de Samba, sintonize na CNT que tem a apresentação do Paulo Stein no Desfile da "Lesga". Caprichosos, União da Ilha, São Clemente, Estácio...merecem o aplauso e audiência. 

O site da "Liga da Série B" para quem quiser outras informações.

http://www.lesga.org

10 comentários:

Unknown disse...

Caro Guto, apesar de paulistano, entendi claramente sua posição. Mas a TV Globo não deve gostar disto. Sobre Paritins na Paulista, olha que os caras gostam da idéia.

Anônimo disse...

Cara vc é um carioca bairrista sim.

Eu não sou paulista nem paulistano e esse ano não pude viajar.

Então assisti aos desfiles das escolas de São Paulo e do Rio.

Tem escola de São Paulo com muito mais samba e com um espetáculo de animação e cores muito mais bonito e interessante que a "tradição" carioca.

E quanto a ser promovido pela Globo e faturar com isso, só o Rio pode, né bairrista.

gutograca disse...

Anônimo. Se você não pode viajar no Carnaval, eu entendo. São Paulo é uma cidade fantástica, mas as escolas de samba de São Paulo são como um jogo de volley de aposentados na praia, basquete de baixinhos e outras coisas que tem seu valor, mas não podem ter um destaque nacional. No máximo uma cobertura na TV Regional. Apenas isto. Bom Carnaval. Abs, GG

FelCwb disse...

Eu sou PAULISTA com muito orgulho e as escolas de samba de São Paulo não ficam devendo em nada para as do Rio. O samba de São Paulo tem tradição sim, aqui tem comunidade sim. Para sua informação a escola de samba Mocidade Alegre (CAMPEÃ 2009) foi fundada em 1967 (+ de 40 anos de tradição).

gutograca disse...

FelCwb,
com todo carinho e respeito, os desfiles de São Paulo, como os de outras capitais, eles não encontram raízes nas comunidades,no samba de evrdade,como no Rio de Janeiro. O Carnaval deve sim existir em todo o nosso País, mas o a forma que o Desfile de São Paulo é feito hoje, nada mais é que uma forçação de barra de uma emissora que criou um produto.
Como criaram e forçam a barra com o Big Brother. Só que agora usam o sambista.
Não se trata de um Cidade contra Cidade.
O Rio não tem bairrismos, o samba menos ainda.
Mas o que você acharia de um concurso de tango feito por cariocas? Ou de de origami na Africa do Sul? Entende? Não tem um apelo nacional/mundial. O Carnaval de Escolas de SP, acaba por ser uma cópia do do Rio de Janeiro. Mesmo com todo o mérito dos realizadores.
Enfim, parabéns para a Mocidade de São Paulo, fundada em 1967, que tem o mesmo nome que a Escola de meu coracão, a Mocidade Independente de Padre Miguel(uma das mais jovens aqui do Rio), fundada em 1955.
E viva o Samba!
Até mesmo o de São Paulo.

Anônimo disse...

É hora de reflexão. É hora de por a mão na consciência e deixar o preconceito de lado. Guto sua escola quase que é rebaixada, teve apenas 6 notas 10, enquanto a escola campeã de São Paulo teve 33 notas 10, a Mocidade de São Paulo só não teve 10 em 3 quesitos (todos os 3 com 9,75). Até as duas escolas rebaixadas de São Paulo tiveram mais notas 10 que a Mocidade do Rio. Vai dizer que os jurados não entendem nada de samba, vai tentar criar uma teoria de conspiração da Globo para favorecer São Paulo, ou o que?

OBS: Tive que escrever como anônimo pq tô bloqueado nesse blog.
FelCwb

gutograca disse...

FelCwb, vc nunca estaria bloqueado neste blog. Aqui a opinião é livre.
Provavelmente foi o problema que acometeu o gmail hoje.
Não é teoria da conspiração, por favor. Leia o post. E leia com o cérebro não com o coração bairrista.
Conheço Desfile. Falo sem paixões. E falo como quem não depende do Carnaval. Carnavalescos, passistas profissionais tem que falar bem do Desfile de São Paulo, de Florianópolis ou de onde mais houver.Mais oportunidades de trabalho.É uma oportunidade comercial a mais.
Comparar o Desfile de São Paulo com o do Rio de janeiro, seria como comparar no Basquete a NBA com a nossa Liga. Os dois tem o seu valor, mas cada um no seu quadrado.
Sobre a sua Mocidade Alegre, que foi fundada no Rio de Janeiro, para ser exato em Campos e depois transferida para SP. Você sabia? Ele merece mesmo o parabéns.
Sobre a minha, fez um Desfile pélasaco, merecia até mesmo o rebaixamento.
Eu falo sem paixões, a mesma que me dá a certeza que o Desfile de São Paulo é um evento regional que se força a barra para ser comparado com o do Rio. Apenas isto.
Rio está para o Desfile das Escolas de Samba, assim como São Paulo está para o Parque Industrial.
Cada um no seu quadrado.Abs, Volte sempre, GG

Anônimo disse...

Querido Guto Graça,
Eu tb acho que o desfile das Escolas de São Paulo não é graaaaande coisa. Mas ele é bonitinho. Claro, o defeito é compararem com os desfiles aí do Rio.Todas as pessoas importantes, todas vão no Rio, né? Mas o desfile de São Paulo melhorou muuuuuuuito. Mas ainda não dá para comparar com o do Rio.
Bjks,
Raquel Souza

Anônimo disse...

Prova dos bairrismos: o número de comentários deste post, rss...

Mas bairrismos a parte, é a escola de São Paulo que tem o mesmo nome da escola do Rio.
Concordo com você,sem críticas ao carnaval de São Paulo em si, mas à cobertura que foi dada.

bjs

Anônimo disse...

Sou paulista e acho que as escolas de samba daqui são uma mera copia das escolas de samba do Rio. Podem se esperniar mas SÃO!

A Globo para agradar o mercado publicitario transmite o evento falando como se o carnaval de SP E DO rj tivessem surgido simultaneamente, mas na realidade o carnaval de Sao Paulo e uma copia tanto quanto as Brasilia, Porto Alegre, e por ai vai....