terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos - abertura na sexta, estréia na quarta


Desde criança sempre achei que cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos é uma festa mais cafona que um aniversário no Edifício Chopin, um churrasco em Niterói ou um casamento com recepção em casa de festas no Alto da Boa Vista.

Apesar de ter a certeza que Jogos Olímpicos se resumem apenas em dois esportes –natação e atletismo, o resto é o resto, com todo respeito aos praticantes de badmington, tênis de mesa(desde quando tênis de mesa pode ser esporte? É tão esporte quanto jogar master ou totó- coisa de se fazer em Teresópolis em dia de chuva), mas mesmo tendo a minha certeza que Jogos Olímpicos só valem pelo atletismo e natação, o resto é para compor o quadro de medalhas. E esportes interessantes como boxe, tenis e os coletivos como futebol e basquete, tem seus campeonatos mundiais. Mas houve um tempo que havia a disputa dos Estados Unidos e seus aliados contra o comunismo, hoje é menos ideologia e mais business mesmo. Se bem que os chineses fizeram esta Olimpíada para ganhar o primeiro lugar no quadro de medalhas. Mas desde quando a China se importa com ideologia? Eles conseguiram transformar o comunismo no maior exemplo de capitalismo desenfreado do século XXI. Com a bênção de Mao.

Porém a atleta que merece o destaque é uma verdadeira musa : Marta. Joga com amor, com talento e com a vontade. Coisa que a gente deixou de ver nos gramados. Mesmo sabendo que uma medalha olímpica não resolve a péssima situação do futebol feminino, sem os apoios dos patrocínios, em especial os patrocínios estatais, que ninguém aufere com cuidado que o dinheiro público é envolvido nesta gastança em prol, mais de dirigentes que dos esportistas ou do esporte, e completamente esquecido pela CBF. Já decidi : vou concentrar minha torcida na medalha das meninas do futebol. Que elas tenham muita sorte as 6 da matina no jogo de estréia contra a poderosa e estruturada Alemanha. Apenas uma estréia, mas que de Pequim elas tragam o ouro. Se for escolher apenas uma medalha de ouro, que seja a delas.

Robert Scheidt, galera do vôlei, Thiago Pereira, Ronaldinho Gaúcho e Rodrigo Pessoa façam a sua parte. Tragam o ouro. Torcer mesmo, eu só vou torcer pela Marta e suas companheiras.

Viva a Marta!

Nenhum comentário: