quinta-feira, 3 de julho de 2008

Bakunin


Em épocas de faculdade e militância. Eu me divertia. Convivia com o pessoal da Convergência, da Juventude Socialista etc e tal. Mais me divertia e zoava que participava efetivamente.
Como bom niilista, eu citava, sem pedantismo, Proudhon e Bakunin. Princípios que acredito até hoje. Em especial os de auto-gestão. Inclusive na vida empresarial e pessoal. E não é que dá certo?

De Bakunin e sua principal citação, eu recebi de uma leitora do blog, a Clara de Porto Alegre. Eleitora e militante da companheira Luciana Genro. Recebi em função do post PSDB e PT. Agradeço e posto aqui e agora. Realmente Bakunin, tal qual um "Nostradammus", foi profético.
A frase em questão de Bakunin:

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana."

Nenhum comentário: