sábado, 23 de julho de 2011

O fracasso da publicidade solitária

O Rio está vivendo um evento de grande porte. Os Jogos Mundiais Militares. Não chega a ser algo como Jogos Olímpicos, mas é bem maior que uma quermesse junina ou uma corrida de Fórmula 1. A cidade tem se comportado bem. O tráfego já é caótico e paulistizado e isto não é culpa dos Jogos Militares. A Cidade. A organização. O evento como um todo, estão de parabéns.

A campanha publicitária que foi veiculada antes é boa. Bonita. Inteligente, mas, decidamente não funcionou. Os estádios, mais desertos que o Engenhão em dia de jogo no meio de semana começando as 21h 45min em função da novela.

Motivos?

Bem, publicitários por vezes esquecem o principal : quem é o público a ser "comunicado". E fica na frieza dos belos lay outs que vão para as pastas dos criativos. Mas não foi só isto.

A comunicação dos Jogos Mundiais Militares ficou no milênio passado. Fria. Distante. Sem interatividade. Não trouxe o público para si. Não teve esforço promocional. Não teve envolvimento da população, dos estudantes, das pessoas. Usando o marketing que tanto fala dos tradicionais 4P's, esqueceram que o mundo mudou e tem um P importante: "People". E ele, decidamente, não foi convidado a participar. Claro que ainda há tempo para diminuir o vazio. E acredito que acontecerá, mas fica a lembrança que a primeira semana foi um fiasco de público para eventos que tem um ponto que o brasileiro adora: "DE GRAÇA". "0800". "GRÁTIS".

Sem usar exemplos pessoais, mas de alguns eventos que eu cuidei, pensando no público e usando esforços promocionais, conseguimos fazer 4 dos 10 maiores públicos mundiais. Sem alarde ou apelação. Fazendo apenas uma coisa. Se colocar no lugar do outro. E criar promoções simples. Criativas. Envolventes. Recursos hoje não faltam. E com twitter, redes sociais e diversos recursos que possibilitam fazer promoções sem para isto gerar sujeira ou grandes impactos de carbono.

Ser moderno é ser interativo. É passar transparência. É envolver.

Ou seja, fica a Lição para Copa e Jogos Olímpicos. E sem fazer o marketing pessoal, mas já fazendo, tem uma empresa capaz de fazer isto. Com currículo internacional. Contato com o autor deste blog.


PS:
Se colocar no lugar do outro serve não só para uma comunicação vitoriosa, mas também para nossas relações de vida. Tudo fica mais fácil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Guto Graça, meu Radical Chic,
Vc falou tudo.As partidas de fut,vazias de dar pena.Até a final do volei,com todo apelo,poderia estar bem mais cheia.Tudo de graça e vazio.Minha irmã,que tem 20 anos,bem informada,perguntou,já começou o evento?Vai até qndo?Ou seja,falha mesmo de comunicação,como vc que entende do assunto disse,falta de envolvimento.

gutograca disse...

Exatamente, faltou divulgação e envolvimento. Ficou frio como um inverno gaúcho.
Abs,
GG

Anônimo disse...

O que faltou aos JMM, sobra a Guto Graça... um exemplo de marketing pessoal!!!
Talvez só esteja faltando divulgação a V.Sa.

pesquisa disse...

Chefe, É pessoal com meus dentes alvos? lol