Os bandidos precipitaram uma situação. O cronograma (inteligente diga-se de passagem) da Segurança Pública no Rio de Janeiro estava preocupado em fazer um cinturão na Zona Sul e Tijuca com intuito de viabilizar Copa do Mundo (2014). A idéia seria fazer este cinturão na Zona Sul,Tijuca e proximidades do Maracanã. Assim o primeiro evento estaria garantido. No momento seguinte, partir para o que faltasse. E aí seria a vez do Alemão. Sem dúvidas. Agora é sentar e refazer os planos. Já que a ocupação do Alemão gera a necessidade de um efetivo tão grande quanto o usado em todas as UPPs somadas.
UPP foi uma das maiores conquistas do ponto de vista conceitual desde o Projeto dos CIEPs. A vantagem é que a UPP tem a aprovação de toda a Sociedade, exceto dos que estão a margem da mesma. UPP policia e leva presença do Estado. Recupera locais onde o poder paralelo se fazia de Estado. Crime? Drogas? Sempre existirão em todas as grandes Cidades do Mundo. O que não podemos aceitar é a existência de um poder paralelo gerado pela ausência do Estado e por políticos oportunistas que conseguem extrair votos destas comunidades. Note que milícia, tráfico tem a mesma origem: ausência do Estado. Como são os Centros Sociais, boa parte feitos com dinheiro de ONGs(financiados pelo Governo) e utilizadas por políticos para garantirem suas eleições quase que chantageando a população com o discurso "se eu não for eleito, terei que tirar o Centro Social". Como se ele fosse um cara legal de fazer aquilo que o Estado não está fazendo. Repito, o Centro Social é tão nefasto quanto o tráfico e a milícia e merece uma atenção. Uma auditoria. Uma grande matéria na imprensa. Ver quem se aproveita do Estado omisso. Listar e apresentar. Pois no fundo no fundo, político que tem Centro Social não deve gostar do Projeto da UPP. A sociedade se uniu. A imprensa fez o seu papel e os Governos idem. No quesito comunicação/gerenciamento de crise o Governo do Rio até agora ganhou uma nota 9,5. Foi perfeito. Tranquilizou a população, usou as ferramentas das redes sociais, jogou luz e deu transparência aos fatos.
As Polícias ganharam com esta crise uma oportunidade única. Aumentou o grau de confiança nas instituições(Pesquisa a ser divulgada em breve demonstra isto). Tal qual aquele ideograma chinês, que nos seminários de marketing tanto insistem em mostrar, a crise gerou uma oportunidade. Oportunidade única de limpar a imagem de instituições. De resgatar a imagem da Polícia. Ou seja, estamos diante do que pode ser o tão esperado "turning point" de uma sociedade. Só não podemos ser precipitados de "cantar vitória" antes do tempo. No Alemão ainda não vencemos nem uma batalha, quanto mais a guerra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sábias palavras. Sensatez eh sempre bom nessa hora.
Sergio Ricardo
Rio de Janeiro
Eu realmente não entendo quem acha normal quebrar o estado legal e sair metralhando. Esses abusos que uma sociedade reprimida e revoltada passa a achar certo. Daí a concordar com seu escrito
Sergio Ricardo
Postar um comentário