segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Rio, a Lenda da Ibis

Uma foto despretensiosa do Pão de Açucar as 08h 30 min.

Reza a lenda que os egípcios nos visitaram. Como também os fenícios. O Rio causa desejo desde muito tempo nos viajantes. Por volta de 11 horas no Verão podemos avistar uma sombra na cavidade da pedra, com cerca de 100 m de altura, formando a silhueta de um pássaro, a Íbis. Com um pouco de boa vontade podemos ver agora também na foto do post. Na mitologia egípcia há uma imagem da humanidade como um gigante deitado tendo aos pés, acorrentada, a Íbis, um pássaro sagrado do Egito. 

O relevo carioca, visto do mar,(vale sempre um passeio de barco no Rio) apresenta a silhueta montanhosa de um gigante deitado - onde o queixo é a Pedra da Gávea, o tronco é o Maciço da Tijuca e o pé é o Pão de Açúcar - nasceu a versão de que egípcios teriam estado no Rio de Janeiro a uns 3.500 anos atrás e se inspirado no gigante deitado das montanhas cariocas para conceber a sua imagem mitológica.


Se o pássaro que aparece na foto foi obra dos egípcios ou da erosão.Se inspirou os egípcios ou apenas uma lenda urbana carioca, aí você é livre para escolher a versão.


4 comentários:

ELIANE FURTADO disse...

Hi amigão Guto, finalmente entrei no Blog.
Boa semana e temos asas para voar...de preferência ...juntos!

Anônimo disse...

Que delicia de história. Não conhecia. Luís Alberto Pontes.
Rio de Janeiro - RJ

Anônimo disse...

Como isso não é divulgado? Maior serviço para turismo!!!!!

Lu Picorelli disse...

Show não sabia mesmo dessa lenda adoro historias boas como essa